20.9 C
Campinas
sexta-feira, fevereiro 6, 2026
spot_img

Hortolândia promove X Conferência de Assistência Social

Data:

hortolan

A população de Hortolândia está convidada a participar da X Conferência Municipal de Assistência Social, que acontece na próxima terça-feira (14/07), das 8h às 17h, na Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Marleciene Priscila Presta Bonfim, localizada na Rua Maria Lourdes Cangleriane Cancian, 92, no Remanso Campineiro. O tema do evento, neste ano, é “Consolidar o SUAS (Sistema Único de Assistência Social) de vez, rumo a 2016”.

A Conferência é promovida pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social, e pelo CMASH (Conselho Municipal de Assistência Social de Hortolândia). A expectativa é reunir aproximadamente 200 pessoas. Interessados em participar e apresentar sugestões devem fazer credenciamento no local, no próprio dia do evento, a partir das 8h.

Entre junho e julho deste ano, foram realizadas quatro reuniões preparatórias para o evento, uma para cada região da cidade, a fim de levantar temas e propostas para a Conferência.

De acordo com a presidente do CMASH e Diretora de Segurança Alimentar, Alessandra Sarto, o objetivo é fomentar o debate, convidando a população a participar e avaliar o SUAS no município. Durante a Conferência Municipal, além das discussões, serão escolhidos os representantes de Hortolândia na Conferência Regional. O número de representantes ainda não foi definido, mas os indicados sairão do poder público e da sociedade civil (usuários do serviços, entidades de Assistência Social e representantes de profissionais do SUAS). Após os eventos municipal e regional, haverá ainda, até o final do ano, mais duas conferências, uma estadual e outra nacional.

Para Alessandra, o debate sobre assistência social deve ser com o olhar da garantia de direitos. “Historicamente, toda política pública nasce dos anseios de movimentos populares. A participação popular é fundamental para a constituição de políticas públicas na perspectiva da garantia de direitos”, afirma.

SUAS

De acordo com o site do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, o SUAS (Sistema Único de Assistência Social) “é um sistema público que organiza, de forma descentralizada, os serviços socioassistenciais no Brasil. Com um modelo de gestão participativa, ele articula os esforços e recursos dos três níveis de governo para a execução e o financiamento da Política Nacional de Assistência Social (PNAS), envolvendo diretamente as estruturas e marcos regulatórios nacionais, estaduais, municipais e do Distrito Federal”. Implantado em Hortolândia em 2005, integra órgãos públicos, como CRAS, CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), Observatório Permanente de Cidadania e CCMI (Centro de Convivência da Melhor Idade), e entidades de caráter social, como Vinde a Mim, Núcleo Bethânia da Paz e grupo Arja.

 

SERVIÇO:

X Conferência Municipal de Assistência Social

Data: 14/07/15, terça-feira

Hora: 8h às 17h

Local: Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Marleciene Priscila Presta Bonfim, Rua Maria Lourdes Cangleriane Cancian, 92, Remanso Campineiro

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe esse Artigo:

spot_img

Últimas Notícias

Artigos Relacionados
Relacionados

Temporais avançam e espalham chuva intensa pelo país nesta quinta-feira

Calor, umidade e sistemas atmosféricos elevam risco de pancadas...

Fachin cancela reunião do STF sobre Código de Ética diante de risco de esvaziamento político

Encontro foi retirado da agenda e deve ficar para...

Vereador é condenado a oito anos, perde mandato e Justiça detalha esquema de propina na Prefeitura de Sumaré

Ex-secretário exigia pagamentos para liberar alvarás e teve dinheiro...

Bolsa dispara, bate novo recorde e encosta nos 186 mil pontos com sinalização de corte de juros

Ibovespa avança forte, dólar oscila e mercado reage a...
Jornal Local
Política de Privacidade

A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) já está em vigor no Brasil. Além de definir regras e deveres para quem usa dados pessoais, a LGPD também provê novos direitos para você, titular de dados pessoais.

O Blog Jornalocal tem o compromisso com a transparência, a privacidade e a segurança dos dados de seus clientes durante todo o processo de interação com nosso site.

Os dados cadastrais dos clientes não são divulgados para terceiros, exceto quando necessários para o processo de entrega, para cobrança ou participação em promoções solicitadas pelos clientes. Seus dados pessoais são peça fundamental para que o pedido chegue em segurança na sua casa, de acordo com o prazo de entrega estipulado.

O Blog Jornalocal usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Confira nossa política de privacidade: https://jornalocal.com.br/termos/#privacidade