As orquídeas sempre foram consideradas flores finas e especiais. Presente perfeito para diversas ocasiões. Mas será que é possível imaginar tanta beleza em extinção? Engana-se muito quem pensa que apenas os animais correm esse risco. Foi pensando nisso, que o orquidário Shirozu localizado em Itu a aproximadamente 90km de São Paulo, vai promover a primeira edição do 1º Festival de Orquídeas de Verão na cidade, com destaque para as plantas em extinção.
De 22 de janeiro a 7 de fevereiro, no Road Shopping, localizado na Rodovia Castelo Branco, Km 72, o festival terá mais de 2000 orquídeas expostas e para venda que prometem atrair todos os visitantes com muita beleza e grandes curiosidades.
Durante as duas semanas da exposição, os admiradores poderão comprar mudas e vasos floridos de orquídeas com preços a partir de R$ 6,00 (mudas) e R$ 15,00 (floridas). Nos dias 30 às 15h e 31 de janeiro às 11h, haverá curso básico de cultivo gratuito para todos os interessados.
A entrada e o estacionamento são gratuitos.
Conheça algumas orquídeas em extinção e suas curiosidades
Cattleya velutina é uma das mais ameaçadas em extinção principalmente em São Paulo, onde raramente pode ser encontrada e graças à reprodução por sementeiras podemos ter acesso a esta planta. As últimas que vieram da natureza foram do Espírito Santo, onde provavelmente também deve ser muito rara, devido principalmente à derrubada da Mata Atlântica para a cultura do café e outros produtos agrícolas.
Ornithophora radicans micro orquídea (flor menor que 1 cm) não se encontra mais na cidade de São Paulo. A vegetação é semelhante a um capim do qual surgem inflorescências brancas com labelo escuro que deverá ser observado com atenção para não passar despercebido.
Cattleya gutata – Espécie encontrada no Espírito Santo, Bahia, Rio de Janeiro e São Paulo. Produz de 5 a 20 flores bem perfumadas. A planta pode atingir até 1 metro de altura. É usada em cruzamento para transmitir a quantidade de flor.
Vanilla Espécie encontrada desde o México até o Brasil. Por meio da fermentação do fruto da Vanilla é que obtemos a essência da baunilha. É uma orquídea trepadeira e alcança até 30 metros de altura.
Stanhopea Espécie encontrada desde o México até o Brasil. Trata-se de uma flor exótica de 9 a 14 cm de diâmetro que floresce para baixo com inflorescência de 2 a 5 flores. Seu plantio deve ser pendurado em cachepot ou vasos com furos para a flor “descer”. Sua flor dura apenas 3 dias e é muito perfumada.
Amblostoma – Espécie cuja flor se assemelha ao trigo de cor creme suave, formando uma inflorescência muito delicada.
*Temos belíssimas fotos em alta resolução.
Serviço:
1ª Exposição de Orquídeas em ITU – 22 de janeiro a 7 de fevereiro – das 9h às 18h.
Local: Kalinka Garden – Road Shopping – Rodovia Castelo Branco, Km 72 – Itu – São Paulo
Tel. (11) 4026-5066
Estacionamento e Entrada gratuitos