21.9 C
Campinas
sexta-feira, novembro 22, 2024

Jean Paul Prates é aprovado, por unanimidade, para comandar a Petrobras

Data:

A partir da oficialização do nome pela Assembleia de Acionistas, em abril, o governo Lula deverá atuar para a alteração do Conselho de Administração da estatal, que tem hoje a sua composição indicada pelo governo anterior.

 

 

 

O senador Jean Paul Prates (PT-RN) teve o seu nome aprovado, por unanimidade, pelo Conselho de Administração da Petrobras para a presidência da empresa estatal. A votação ocorreu nesta quinta-feira (26).

A partir da oficialização do nome pela Assembleia de Acionistas, em abril, o governo Lula deverá atuar para a alteração do Conselho de Administração da estatal, que tem hoje a sua composição indicada pelo governo anterior.

Jean Paul Terra Prates tem 54 anos, é advogado, ex-senador, formado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, mestre em economia e gestão de petróleo, gás e motores pelo Instituto Francês do Petróleo e mestre em política energética e gestão ambiental pela Universidade da Pensilvânia.

Foi membro da assessoria jurídica da Petrobras Internacional S.A. (Braspetro), editor da revista Oil & Gas Journal Latinoamericana e diretor executivo da Expetro Consultoria em Recursos Naturais Ltda., maior consultoria de petróleo nacional durante os anos 1990 e 2000.

Como secretário de Energia do Rio Grande do Norte, Prates levou o estado à autossuficiência energética e à liderança nacional em geração eólica, além de ter consolidado uma refinaria e usinas termelétricas a gás e biomassa naquele estado e construído bases para os projetos de energia solar e eólica offshore (no mar).

É autor de importantes marcos legais envolvendo a transição energética e práticas sustentáveis, entre as quais a lei que regulamenta as atividades de captura e armazenamento de carbono e a lei da energia offshore. Também foi relator do Marco Legal das Ferrovias, das novas leis sobre a produção de biogás em aterros sanitários e da nova lei de mobilidade urbana sustentável.

Recentemente, Prates foi reconhecido como um dos três mais influentes nomes no setor de energia renovável no Brasil e uma das 50 personalidades mais importantes do setor energético mundial, pelas duas principais revistas internacionais especializadas em energia, a europeia Recharge e a norte-americana Windpower. Também foi eleito um dos 25 mais influentes nomes da indústria eólica mundial pela revista Windpower.

Da Redação, com Agência Brasil

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe esse Artigo:

spot_imgspot_img

Últimas Notícias

Artigos Relacionados
Relacionados

Haddad discute pacote de corte de gastos com Forças Armadas

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, debateu nesta quarta-feira...

BC leiloará US$ 4 bi de reservas internacionais para segurar dólar

Pela primeira vez em quase três meses, o Banco...

Copom eleva juros básicos da economia para 11,25% ao ano

Por unanimidade, o Comitê de Política Monetária (Copom) aumentou...

Receita paga nesta quinta lote da malha fina do Imposto de Renda

Mais de 264 mil contribuintes que caíram na malha...
Open chat
Quer anunciar ligue (19) 99318-9811
Redação (19) 99253-6363