Imprevistos financeiros, contas acumuladas, demissão. Estes percalços, que podem ser parecidos com os de muita gente no atual momento do país, são o cenário de uma época difícil na vida de Ceres, protagonista do livro “Jogue a seu favor”. Desempregada, ela ainda precisa lidar com as dívidas deixadas pelo ex-marido viciado em jogos e com as despesas do intercâmbio do filho no Canadá. E é justamente no meio deste caos que ela resolve colocar em prática um sonho antigo: ter seu próprio negócio. Fazendo as contas, ela descobre que tem 16 semanas para tirar seu plano do papel, ser bem-sucedida e não precisar trazer o menino de volta para casa antes do fim dos estudos. Ela se lembra, então, de um amigo de infância que prosperou com sua própria rede de pousadas e entra em contato com ele para iniciar uma jornada pelo mundo do empreendedorismo.
É com este enredo que o consultor de negócios César Souza conduz o leitor por todas as etapas do funcionamento de uma empresa, desde uma simples ideia. Enquanto acompanhamos o desafio de Ceres, o autor aborda temas como a escolha do tipo de negócio mais adequado para cada perfil de empreendedor, o posicionamento de mercado, a identificação dos clientes, a seleção de equipes e a busca por parceiros e investidores.
Ao longo da narrativa, César mostra também como preparar um Plano de Negócios com Alma, reforçando que ele deve estar em harmonia com o projeto de vida: “O plano de negócio e o projeto de vida do empreendedor são como almas gêmeas. Precisam andar de mãos dadas, e não de costas um para o outro”, alerta.
“Jogue a seu favor” é um guia para quem quer se reinventar trabalhando por conta própria. O prefácio do livro é assinado por Carlos Wizard Martins, empresário e fundador da Escola de Idiomas Wizard.
Jogue a seu favor
César Souza
144 páginas
R$ 27,90
Editora Best Business
(Grupo Editorial Record)