O prefeito eleito de Campinas Jonas Donizette (PSB) anunciou na tarde desta sexta-feira, dia de 7 de dezembro, mais sete nomes de secretários, além do presidente da Camprev, o fundo dos funcionários aposentados e pensionistas.
Durante o anúncio, o futuro prefeito destacou a Secretaria de Transportes, que terá como titular o vereador Sérgio Benassi, do PC do B. Jonas disse que Benassi assume em janeiro já com duas prioridades. Uma é ampliar o tempo do bilhete único para duas horas e outra é promover uma revisão no sistema de fiscalização eletrônica, de forma a reduzir em 20% o número de radares.
O prefeito eleito informou a criação de uma secretaria, a de Direito das Pessoas com Deficiência e Mobilidade Reduzida, que terá como titular a advogada Emannuelle Garrido Alkmin, do PSB. Jonas ressaltou que quer fazer de Campinas uma cidade modelo em relação à inclusão. Esta é a segunda secretaria criada pelo prefeito eleito. Ele já havia anunciado a de Relações Institucionais.
A pedagoga Solange Pelicer, do PSB, será a secretária de Educação. Solange participou da elaboração do programa de governo de educação de Jonas Donizette. Outra mulher, a arquiteta Sílvia Faria foi apresentada como titular da pasta de Urbanismo. Entre suas principais atribuições está a de simplificar e a tornar mais práticos os processos de parcelamento do solo e de licenças ambientais.
O professor do Instituto de Economia da Unicamp, Ulysses Semeghini, do PSDB, será o secretário de Planejamento e Desenvolvimento Urbano. E Ricardo Chiminazzo, do PPS, o secretário de Habitação/Cohab.
O Dr. Campos, que foi candidato a prefeito de Campinas pelo PRTB, será o presidente da Camprev, o fundo dos funcionários aposentados e pensionistas de Campinas.
Durante o anúncio, Jonas Donizette disse que todos os secretários já anunciados na primeira etapa estão em contato estreito com os titulares das pastas da atual Administração e que este segundo grupo também inicia os trabalhos de transição já na segunda-feira próxima. E ressaltou que para a escolha dos nomes estão sendo considerados a competência e o comprometimento com Campinas.
Durante a semana, o prefeito eleito já havia anunciado o jornalista Luiz Guilherme Fabrini como secretário de Comunicação.
Até o momento foram anunciados 19 secretários e os presidentes da Sanasa, da Fundação José Pedro de Oliveira – a Mata Santa Genebra – e da Camprev. No total, são 23 secretarias mais 10 presidentes de administração indireta. Os últimos nomes devem ser anunciados na próxima semana.
Pastas que já foram anunciadas
Assuntos Jurídicos – Mário Orlando (PSB)
Camprev – José Campos Filho (PRTB)
Comunicação – Luiz Guilherme Fabrini
Cooperação nos Assuntos de Segurança – Luiz Augusto Baggio (PSDB)
Cultura – Ney Carrasco (PSB)
Desenvolvimento Econômico e Turismo – Samuel Rossilho (DEM)
Direito das Pessoas com Deficiência e Mobilidade Reduzida – Emmanuelle Garrido Alkmin (PSB)
Educação – Solange Pelicer (PSB)
Esportes – Professor Campos (PSC)
Finanças – Hamilton Bernardes (PSB)
Fundação José Pedro de Oliveira (Mata Santa Genebra) – Pedro Henrique Delamain
Pupo Nogueira (PSB)
Gestão e Controle – Flávio Henrique (PSDB)
Habitação – Ricardo Chiminazzo (PPS)
Planejamento e Desenvolvimento Urbano – Ulisses Semeghini (PSDB)
Relações Institucionais e Articulação Política – Wanderley de Almeida (PSB)
Recursos Humanos – Marionaldo Maciel (PSB)
Sanasa – Arly de Lara Romeo (PSB)
Saúde – Carmino de Sousa (PSB)
Serviços Públicos – Ernesto Paulella
Transportes – Sérgio Benassi (PCdoB)
Verde e Desenvolvimento Sustentável – Rogério Menezes (PV)
Urbanismo – Silvia Faria




