Comunicação interna ou propaganda?
Um jornal de circulação interna deve noticiar acontecimentos factuais e manter os moradores sempre bem informados.
Entretanto, isso deixou de ser regra para alguns house organ (jornal de comunicação interna) que, deixando a ética do jornalismo de lado, utilizam o espaço para proclamar conflitos e para fins publicitários.
Um exemplo disso vem acontecendo no jornal do loteamento San Conrado em Sousas. Insatisfeitos com a linha editorial do veículo, moradores do condomínio fizeram críticas e propostas de melhorias que poderiam ser aplicadas a este.
Miguel Dentini, morador do condomínio, alega que não costuma ler o jornal com freqüência, pois este não traz notícia relevante, apenas propagandas. “O conteúdo não é interessante para os moradores, não encontro algo que realmente gostaria de ler” afirmou.
Morador do San Conrado há oito anos, Roberto Hoshino deseja ler sobre melhorias na administração e afirma que o jornal deveria ter uma seção direcionada a críticas. “O espaço não deve ser utilizado para promover pessoas, temos que valorizar o que é nosso” alegou. Marcos Cholako acredita que falta transparência por parte dos atos administrativos e que o jornal deveria ser utilizado para divulgá-los. Já Vinicius Casagrande, morador há dois anos, acha que o jornal deveria fazer uma campanha contra o excesso de velocidade nas dependências do condomínio.
Com tantas ponderações sendo feitas é importante repensar o verdadeiro objetivo desse meio de comunicação, que deve ser especialmente direcionado aos moradores.