17.9 C
Campinas
quarta-feira, novembro 13, 2024

Juiz libera Emdec para multar os motoristas de Uber

Data:

uber-campinas-emdec-gidaroUma decisão proferida pelo juiz da 2ª Vara da Fazenda Pública de Campinas (SP), Wagner Roby Gidaro, afirma que a Emdec pode apreender carros e multar motoristas do Uber. De acordo com o magistrado, a prestação de serviços da empresa é exatamente a mesma do táxi e, por isso, há necessidade de participação do poder público, “nem que seja somente em regular“.

A decisão de Gidaro foi proferida na terça-feira (23) e teve como base uma ação movida pelo sindicado que representa os taxistas permissionários e auxiliares autônomos do município.

“É possível a qualquer do povo, querendo prestar serviços, possa pintar seu veículo da cor do táxi e sair colhendo passageiros pelas vias públicas? Claro que não. O Pode Público não pode permitir isso. Tal serviço deverá ser verificado, cadastrado e fiscalizado […]. Há necessidade também de controle de veículos nas ruas da cidade e de quem sejam seus motoristas.

De acordo com o advogado do sindicato, Claudinei Pelicer, o juiz indeferiu o pedido dos taxistas para que a Emdec exerça autuação, por entender que a empresa municipal responsável pela gestão do trânsito na cidade já realiza fiscalização. “Ele entendeu que isso já ocorre, o importante era esse reconhecimento de que é preciso o cumprimento da lei municipal”, falou o defensor.

Na decisão, Gidaro também ponderou que o estado precisa “ouvir os anseios dos cidadãos”. “Tenho que a população tenha apoiado de forma absoluta o serviço de transporte Uber porque tem prestado bons serviços, os valores são convidativos e quiçá sejam melhor atendidos. Isso é motivo para que haja discussão e eventual regulamentação legislativa“, afirma o texto.

Durante a primeira reunião da Comissão Especial de Estudos da Câmara de Vereadores, nesta quarta-feira, o secretário de Transportes, Carlos José Barreiro, ressaltou que o transporte de passageiros com uso do Uber é ilegal. “Somos a favor de regras.”

Histórico
Sem aval do Executivo, o serviço começou a operar em Campinas em 27 de janeiro. Segundo a Emdec, desde o dia 29 foram apreendidos 16 veículos por transporte clandestino, entre eles, ao menos nove ligados ao uso do Uber. Neste caso, os motoristas receberam multa de R$ 3.100,60 e ainda precisaram arcar com despesas relacionadas à estadia do veículo no pátio e remoção.

‘Inovação’
A assessoria de imprensa do Uber defendeu, em nota, que busca uma regulamentação válida não somente para o aplicativo, mas para o transporte individual privado. Como não é parte do processo, informou que não cabe recurso contra a decisão da 2ª Vara da Fazenda Pública.

Inovação é fundamental para o desenvolvimento das cidades […] Esperamos regulamentação que seja benéfica para a sociedade, que passa a ter mais uma forma acessível e confiável para se movimentar pelas cidades, e para os motoristas parceiros, que utilizam o aplicativo pra prestar seus serviços e obterem renda para si mesmos e suas famílias“, informa texto.

A empresa também defendeu que o serviço prestado é completamente legal, de acordo com a Política Nacional de Mobilidade Urbana (Lei Federal 12.587) “Vale destacar que a justiça brasileira já confirmou diversas vezes que a Uber é legal no Brasil, assim como a comunidade jurídica“.

Fonte: G1

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe esse Artigo:

spot_imgspot_img

Últimas Notícias

Artigos Relacionados
Relacionados

Saúde entrega para unidades básicas vacina contra Covid-19

A Secretaria de Saúde de Campinas iniciou nesta quarta-feira,...

Bem-Estar Animal realiza 2ª feira de adoção de cães e gatos na Lagoa do Taquaral

Evento ocorre no próximo domingo, 23, no portão 1...

Três linhas de ônibus terão trajetos alterados a partir de segunda, 27

Os usuários do transporte público coletivo que utilizam as...

MPSP obtém liminar para que Campinas elabore planos de manejo para três unidades de conservação

No dia 14 de novembro, a Promotoria de Justiça...
Open chat
Quer anunciar ligue (19) 99318-9811
Redação (19) 99253-6363