Decisão ocorre no mesmo dia em que o Banco Central liquidou o Banco Master; presidente da instituição está nos EUA
Por Sandra Venancio
O presidente do Banco de Brasília (BRB), Paulo Henrique Costa, foi afastado do cargo por determinação judicial nesta terça-feira (18). A decisão ocorre em meio aos desdobramentos da operação da Polícia Federal que prendeu o empresário Daniel Vorcaro, controlador do Banco Master, e outros executivos ligados à instituição.
>> Siga o canal do Jornal Local no WhatsApp
Costa, que está nos Estados Unidos, segundo informou o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), é investigado por sua participação na tentativa de compra do Banco Master — negociação que vinha sendo conduzida pelo BRB desde o ano passado. A instituição financeira brasiliense ainda não se manifestou oficialmente sobre o afastamento.

A operação da PF faz parte das apurações sobre a emissão e venda de títulos de crédito considerados fraudulentos por instituições integrantes do Sistema Financeiro Nacional. O esquema, segundo investigadores, teria provocado distorções contábeis e movimentações irregulares que levantaram suspeitas do Ministério Público Federal e levaram o Banco Central a intensificar a fiscalização.
Na manhã desta terça, o Banco Central decretou a liquidação extrajudicial do Banco Master, determinou a indisponibilidade dos bens de seus controladores e interrompeu automaticamente qualquer negociação de venda em curso. O Master havia anunciado, um dia antes, um acordo para ser adquirido por um consórcio liderado pela Fictor Holding Financeira, com previsão de aporte imediato de R$ 3 bilhões e participação de investidores dos Emirados Árabes Unidos. A operação dependia de aval do BC e do Cade.
Paulo Henrique Costa presidia o BRB desde 2019, período em que a instituição expandiu operações e passou a disputar ativos no mercado financeiro nacional, incluindo o interesse na compra do Master. Também foi afastado o diretor executivo de finanças e controladoria do banco, Dario Oswaldo Garcia Junior.
Criado em 1964, o Banco de Brasília é uma sociedade de economia mista cujo acionista majoritário é o Governo do Distrito Federal. Além de sua atuação no DF, possui agências em outros oito estados. Com o afastamento da alta cúpula, o BRB deve anunciar uma direção interina enquanto avança a investigação da Polícia Federal.




