
Liberado no dia 18, quarta-feira, o novo acesso ao condomínio Entreverdes. A obra de 3,5 quilômetros faz parte da segunda fase da construção da Avenida Isaura Roque Quércia (Avenida Mackenzie), iniciada em julho de 2015, que vai interligar o condomínio Três Pontes do Atibaia com a Avenida Mário Garnero.
Para Pedro Tonelo, 20, morador do Condomínio Jatibaia, o novo acesso era um sonho dos moradores da região, porque é uma forma de ligar a zona rural com a cidade. “Creio que para os moradores da região, vai ajudar bastante. Penso até nos problemas, que existem há anos, como acessibilidade de assistência médica, ambulâncias nas zonas rurais”, completou.
Em controvérsia, a moradora do Condomínio Jardim Botânico, Fernanda Chamma, 20, afirmou que continuará utilizando a travessia do San Conrado. “Eu não tenho coragem de passar sozinha naquele novo acesso, principalmente à noite. No San Conrado, pelo menos, tem iluminação e seguranças”, disse ela.
A moradora do Condomínio Ermitage, Cristina Sampaio, 59, disse que evita qualquer estrada que tenha algum perigo, principalmente, se for um local que não tenha muita gente. “Eu realmente prefiro ir por Sousas, até por conta dos comércios”, disse. Ela ainda afirmou, que o acesso compensa somente para os moradores do San Conrado e da Avenida Mário Garnero.
Parceria consolidam obras de melhorias de acessibilidade
A obra em parceria entre o EntreVerdes Urbanismo, THCM e Grupo Garnero, alivia o fluxo nas vias do entorno ao criar uma rota alternativa para o acesso aos distritos de Sousas e Joaquim Egídio e Loteamentos adjacentes, como: Colinas do Atibaia, Clube dos Médicos e Jatibaia, irão se beneficiar do novo viário.
Travessia no San Conrado deve diminuir com novo acesso
Para o presidente da Associação do Loteamento Caminhos do San Conrado, Sebá Torres, o novo acesso facilita tanto as pessoas que utilizam a ‘travessia’ pelo San Conrado, quanto aos moradores. “Para o San Conrado é muito interessante porque todo o trânsito de travessia que passa pelo loteamento, agora ficará mais ágil e fácil para os motoristas pelo novo viário”.
Sebá afirma, que esse novo acesso permite uma melhor segurança para os moradores do condomínio, e uma economia de tempo para quem vai utilizar o novo trajeto. “Com esse elo, tudo fica mais tranquilo, porque antes tínhamos que realizar um monitoramento dos veículos que faziam a travessia”, conclui. Segundo ele, ainda será permitida a passagem por dentro do San Conrado, porém a quantidade de fluxo de veículos deve diminuir, devido ao novo acesso que é mais rápido.
De acordo com o presidente do San Conrado, diariamente circulam 400 veículos que utilizam o loteamento como travessia de acesso à Mário Garnero. Questionados, alguns usuários acreditam que a passagem interna não compensa. Ao todo, e no final, são quase 8 quilômetros, no sentido Mackenzie à Mário Garnero, ou no sentido inverso. Se o motorista ainda levar em consideração o local da residência, o caminho mais curto acaba sendo a entrada principal de Sousas. (Isabela Lopes)




