Quem passa pelo Beco Mokarzel, pode observar no local, o descarte irregular constante de lixo e entulhos. A situação revolta moradores da região, que indignados cobram ações dos órgãos competentes. O assunto é mais agravante quando o lixo é descartado em Área de Preservação Ambiental (APA). O caso desse abuso acontece na Avenida Mário Garnero, próximo ao Beco Mokarzel. Segundo morador do Beco já foi solicitado à subprefeitura a retirada do entulho, mas até agora nada foi feito.
A moradora, Suelen Aparecida, 30, disse em entrevista, que o lixo está há cinco dias na calçada, e que foi orientada pelo subprefeito a jogar naquele local. “O Wander que mandou a gente ‘tacar’ ali no cantinho, que o cata-treco passa para recolher”. Suelen, ainda conta, que pediu a subprefeitura um contêiner para descartar esses tipos de materiais, mas que não obteve retorno.
Na calçada são depositados entulhos que vão desde o vaso sanitário, até madeira, móveis e lixo reciclável. Questionado sobre o assunto, o subprefeito do distrito, Wander Villalba, confirmou que orientou a moradora para deixar o entulho no canto, que o caminhão do cata-treco iria passar para recolher. Mas, Villalba, ressalta que ninguém tem o direito de jogar entulho na rua.
O cata-treco, é um serviço oferecido pela Prefeitura Municipal de Campinas, que recolhe materiais, como por exemplo: móveis, colchões e outros objetos similares de porte existentes nas vias e logradouros públicos. Em Sousas, a coleta ocorre durante uma semana no mês.
Coleta de entulhos
Segundo o subprefeito, a coleta de entulho no distrito de Sousas, ultrapassa a 50 toneladas ao mês. “Nós temos apenas dois caminhões trucados para fazer a coleta na rua”, afirma. Além disso, Wander disse que a coleta atrapalha os serviços da subprefeitura, pois os caminhões trucados são utilizados para execução de obras em estradas rurais.
Coleta do Cata Treco
O agendamento é feito pelo Departamento de Limpeza Urbana (DLU) e para solicitar a coleta de materiais, o interessado deve procurar a subprefeitura pelo telefone 3258- 2472, de segunda à sexta das 7h às 16h30. (Isabela Lopes)