22.9 C
Campinas
sexta-feira, julho 11, 2025

Lula promete retaliação ao tarifaço de Trump com Lei de Reciprocidade Econômica

Data:

Presidente defende soberania nacional e rebate alegações dos EUA sobre déficit na balança comercial

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta quarta-feira (9) que o Brasil vai responder de forma imediata e proporcional ao tarifaço de 50% imposto pelo governo norte-americano a todos os produtos brasileiros exportados para os Estados Unidos. A medida, anunciada pelo presidente Donald Trump, provocou forte reação do Palácio do Planalto, que promete aplicar a chamada Lei de Reciprocidade Econômica.

Em publicação em suas redes sociais, Lula classificou como “falsa” a justificativa apresentada pela Casa Branca de que as tarifas são necessárias para conter um suposto déficit comercial com o Brasil. Segundo o presidente, a decisão unilateral fere acordos internacionais de comércio e ataca diretamente a soberania econômica brasileira.

“Não aceitaremos retaliações infundadas que prejudiquem nossos produtores e trabalhadores. Se eles impõem barreiras, responderemos com a mesma força para proteger nossa economia e nossa gente”, declarou Lula.

A nova tarifa deve afetar setores estratégicos da balança comercial brasileira, como o agronegócio, a indústria siderúrgica e exportações de commodities minerais e produtos manufaturados. Empresários e entidades do setor produtivo já demonstraram preocupação com possíveis impactos na geração de empregos e no fluxo de investimentos.

Clique aqui para fazer parte da comunidade do Jornal Local de Campinas no WhatsApp e receber notícias em primeira mão.

Nos bastidores, diplomatas brasileiros afirmam que o governo já estuda uma lista de produtos norte-americanos que poderão sofrer sobretaxação imediata, caso não haja recuo por parte de Washington. O Itamaraty também avalia recorrer à Organização Mundial do Comércio (OMC) para contestar a medida.

Para especialistas, a tensão entre Brasil e Estados Unidos pode abrir uma nova frente de disputa comercial, em meio a um cenário global já marcado por guerras tarifárias entre grandes potências. Ao mesmo tempo, cresce a expectativa de que o Brasil busque fortalecer acordos bilaterais com outros parceiros, como China e União Europeia, para reduzir a dependência do mercado norte-americano.

Enquanto isso, setores da oposição acusam Lula de adotar um tom beligerante que pode acirrar ainda mais a crise econômica. O governo, por sua vez, garante que a prioridade é defender a soberania e os interesses do país.

A expectativa é de que nos próximos dias o governo detalhe as contramedidas e convoque o setor produtivo para definir uma estratégia conjunta de reação ao tarifaço de Trump.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe esse Artigo:

spot_imgspot_img

Últimas Notícias

Artigos Relacionados
Relacionados

Setor produtivo reage a tarifaço de Trump e apoia Lula contra taxação de 50%

CNA, Ciesp e Abinee divulgam notas públicas criticando medida...

Multidão ocupa a Paulista contra tarifaço de Trump e cobra taxação dos super-ricos

Uma multidão tomou conta da Avenida Paulista, em São...

Geraldo Alckmin acusa família Bolsonaro de articular tarifaço dos EUA contra Brasil

Vice-presidente relaciona decisão de Trump a ações de bastidores...

Haddad diz que tarifaço de Trump é irracional e acusa família Bolsonaro de articulação

Ministro da Fazenda afirma que medida não tem base...
Jornal Local
Política de Privacidade

A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) já está em vigor no Brasil. Além de definir regras e deveres para quem usa dados pessoais, a LGPD também provê novos direitos para você, titular de dados pessoais.

O Blog Jornalocal tem o compromisso com a transparência, a privacidade e a segurança dos dados de seus clientes durante todo o processo de interação com nosso site.

Os dados cadastrais dos clientes não são divulgados para terceiros, exceto quando necessários para o processo de entrega, para cobrança ou participação em promoções solicitadas pelos clientes. Seus dados pessoais são peça fundamental para que o pedido chegue em segurança na sua casa, de acordo com o prazo de entrega estipulado.

O Blog Jornalocal usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Confira nossa política de privacidade: https://jornalocal.com.br/termos/#privacidade