21.9 C
Campinas
sábado, julho 5, 2025

Mercado de produtos finos demonstra sinais de recuperação

Data:

Neste semestre de 2009, o mercado reage e os empórios comemoram o aumento pela procura de produtos finos nos últimos meses. O Armazém Gourmet, localizado no Cambuí, tem registrado crescimento expressivo nas vendas de vinhos, queijos e outros produtos, para consumo próprio dos clientes e para presentes. A perspectiva é que até o final do ano a recuperação nos segmentos de Serviços e Comércio chegará em níveis próximos dos de 2008.

 

“Nossas vendas de vinhos e queijos aumentaram neste último período. Os nossos clientes voltaram a procurar produtos finos com mais frequência para consumo próprio e para presentes”, afirma Júlio César Pedrosa, proprietário do Armazém Gourmet. O empório foi inaugurado bem no “olho do furacão” da crise mundial em outubro do ano passado, conseguiu superar os primeiros meses mais difíceis e agora registra a recuperação, com expectativa de aumento no crescimento das receitas até o fim do ano.

 

Com a crise o reflexo natural das pessoas é de defesa e precaução econômica. Os gastos com produtos considerados supérfluos e o investimento no lazer são deixados de lado. De acordo com o economista da Associação Comercial e Industrial de Campinas (Acic) Laerte Martins, os empórios e restaurantes sofreram o impacto com a falta de liquidez gerada na economia, com queda no faturamento acima de 10%.

 

Os campineiros demonstram que a economia da cidade está reagindo e superando o furacão da crise. A volta do consumo de alimentos finos e o investimento em lazer são evidências que confirmam a retomada do crescimento econômico. Segundo o economista Maurício Siqueira, da C&S Projetos e Mercado, a economia começou a se estabilizar e as taxas de juros estão diminuindo, o que indica uma tendência de crescimento. Com o fim de ano, o mercado vai receber uma injeção de dinheiro e os bancos já estão voltando aos poucos a liberar créditos.

 

A crise

Não é a primeira vez que o brasileiro sofre e supera uma crise. O Brasil já passou por várias turbulências econômicas em planos implantados nos governos José Sarney, Fernando Collor de Mello e outros. “Da década de 70 para cá, o problema com a falta de liquidez no mercado tem sido mais frequente, cada uma em um governo diferente”, explica o economista Maurício Siqueira.

 

Segundo Siqueira, a crise econômica mundial, teve seu inicio nos EUA, com o estouro de uma bolha na área de investimentos imobiliários. Os bancos emprestaram dinheiro para a compra de imóveis para pessoas sem capacidade de pagamento. Daí, o inicio de uma crise, gerada pela falta destes pagamentos, tendo como consequência a falta de fundos das grandes instituições financeiras. Como os bancos do mundo inteiro têm intercâmbio financeiro, isto é, tomam dinheiro emprestado destas grandes instituições, com a crise delas, houve a disseminação da falta de crédito no planeta. A economia deixou de girar, as indústrias deixaram de produzir, tudo travou, pela falta de capital.  

 

 

“A crise começou quando as empresas não tinham onde buscar dinheiro, então elas se capitalizaram não pagando os impostos. Neste momento, as empresas se esforçam para saldar suas dívidas e contam com a injeção de dinheiro no mercado nesta época de festas”, afirma Siqueira.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe esse Artigo:

spot_imgspot_img

Últimas Notícias

Artigos Relacionados
Relacionados

Polícia Federal e CGU fazem operação contra fraude em serviços de saúde no Piauí

A Polícia Federal deflagrou, nesta quarta-feira (25/6), a Operação...

Hospitais privados vão atender o SUS em troca de dívidas com a União

Campinas - Em uma iniciativa inédita que promete desafogar...

Copom decide nesta quarta se pausa ciclo de altas na Taxa Selic

Com a inflação desacelerando, mas alguns preços, como a...

Mega-Sena acumula novamente e prêmio principal vai para R$ 130 milhões

Nenhum apostador acertou as seis dezenas do concurso 2.877...
Jornal Local
Política de Privacidade

A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) já está em vigor no Brasil. Além de definir regras e deveres para quem usa dados pessoais, a LGPD também provê novos direitos para você, titular de dados pessoais.

O Blog Jornalocal tem o compromisso com a transparência, a privacidade e a segurança dos dados de seus clientes durante todo o processo de interação com nosso site.

Os dados cadastrais dos clientes não são divulgados para terceiros, exceto quando necessários para o processo de entrega, para cobrança ou participação em promoções solicitadas pelos clientes. Seus dados pessoais são peça fundamental para que o pedido chegue em segurança na sua casa, de acordo com o prazo de entrega estipulado.

O Blog Jornalocal usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Confira nossa política de privacidade: https://jornalocal.com.br/termos/#privacidade