O espetáculo ‘Meu Pequeno Príncipe’ estreia dia 4 de agosto no Teatro Amil. Criado pela Sia Santa, a montagem adaptada e dirigida por Crispim Júnior traz ao palco a releitura da obra francesa de Antoine Saint-Exupéry, escrito em 1943. “Sempre tive vontade de encenar este texto. Em 1996, eu li o livro para o meu filho Vítor, que tinha apenas 5 anos, durante a leitura percebi seu encantamento e decidi adaptar livremente para o teatro”, conta Crispim.
A fábula conta a história de um príncipe chamado Rafael que mora numa estrela com sua flor. Um dia a flor adoece e pede a Rafael que procure amigos verdadeiros que tenham o “essencial para salvá-la”. Começa a viagem do Pequeno Príncipe em busca do essencial que só pode ser encontrado entre os amigos verdadeiros. Nesta aventura, Rafael conhece o aviador Araújo, o Rei Razoável, a mulher vaidosa, o negociante de estrelas, o palhaço, o geógrafo e outras novidades.
Na Terra, Rafael se depara com a Serpente do deserto e com um lindo jardim de rosas. Torna-se amigo íntimo da Raposa, que lhe ensina a ver melhor quando se usa o coração. Depois que a Raposa lhe dá “o essencial de presente”, Rafael descobre que cada pessoa é responsável por tudo aquilo que cativa. No caminho de volta, Rafael conhece o chefe da estação de trens e o vendedor ambulante. Despede-se do aviador e retorna para sua estrela levando o essencial para salvar sua flor e deixa uma lição: “O essencial é invisível aos olhos”.
SOBRE O ESPETÁCULO
A SIA SANTA produziu um espetáculo poético recomendado às crianças de 6 a 12 anos, reunindo 7 atores em 20 personagens, que cantam, dançam e interpretam. O cenário é azul infinito e nele surgem várias imagens como o deserto, o céu, as estrelas, o avião, o poço. Tudo isso é acompanhado das músicas, dos vários personagens e dos efeitos especiais. “Meu Pequeno Príncipe” estreou em Londrina-PR em Agosto de 1997, e excursionou por Curitiba, Maringá, Brasília, Goiânia, Sorocaba, Santos, Campinas, São Paulo, São Bernardo do Campo, Campo Grande, Cuiabá, Rio de Janeiro, Niterói, Porto Alegre, Mogi das Cruzes e Joinville. O espetáculo integra o Programa “A Escola Vai Ao Teatro”, que percorre o País desde 1973, com apresentações no horário escolar e atende cerca de 3 mil escolas brasileiras. Além disso, também participa do Projeto Teatro Aberto – Um Estudo do Meio Teatral, para alunos de 5ªs e 6ªs séries do Ensino Fundamental.
FICHA TÉCNICA
Texto e Direção: Crispim Júnior
Cenografia e Figurinos: Hugo Marinelli
Adereços e Bonecos: José Roveratto
Trilha Sonora Original: Ney Carrasco
Supervisão Artística: Jorge Fantini
Preparação de Elenco: Ruth Elizabeth e Aline Wolf.
Equipe Técnica que se reveza: Thiago Cortez, Darcy Rodriguez, Daniel Dias, Manoel Neto, Nilson Garcia, Valéria Rachel e Dayane Mateus.
Equipe de Apoio: Michele Batista, Francielly Pereira e Dina Dutra.
Elenco que se reveza: Bete Bastos, Gleice Severo, Hellen Mistura, Lilian Lazarette, Priscila Martins, Rose Braga, Adriana Souza, Renato Bruno, Edson Lozano, Gustavo Bertin, Douglas de Brito, Rafael Martins, Rafael Oliveira e Ricardo Derkoski.
Elenco Stand-in: Denis Bueno, Fernando Rodrigues, Josué Galinari, Renato Grecco, Rodrigo Rocha, Rogério Barbatti e Viviane Munuera.
SERVIÇO
Local: Teatro Amil
Estreia: 4 de agosto
Temporada: até 26 de agosto
Horários: sábado e domingo, 16h
Ingressos*: sábado e domingo – R$ 15 (setor 2) e R$ 25 (setor 1)
Duração: 55 minutos
Classificação indicativa: 6 anos
**Valores referentes a ingressos inteiros. Meia entrada disponível em todas as sessões e setores de acordo com a legislação.




