O Museu da Imagem e do Som de Campinas (MIS) não irá ficar de fora das celebrações do Dia Internacional da Mulher, comemorado nesta sexta-feira, dia 8 de março. Para fazer sua homenagem, a curadoria do museu escolheu o filme A Fonte das Mulheres para ser exibido no Ciclo “O Cinema do Nosso Tempo”, às 19h. Coprodução entre Bélgica, França e Itália, gravada no Marrocos e dirigida por um romeno (Radu Mihaileanou), foi indicado à Palma de Ouro no Festival de Cannes de 2011. A entrada é gratuita.
A Fonte das Mulheres conta a história de um vilarejo que segue a risca uma interpretação da lei islâmicas: mulheres têm papel de subserviência aos homens. Nesse contexto, durante um período de seca que atinge o local, a ala masculina as obriga a caminhar até uma fonte distante em busca de água. O trajeto, difícil, provoca vários acidentes. Incomodada com a situação, Leila (Leila Bekhti), uma jovem recém-chegada à comunidade propõe que as mulheres tomem uma atitude. Sugere, então, uma greve de sexo que obrigue os maridos a encontrar outra solução para o problema.
Para rodar a história, o cineasta se inspirou em Lisístrata, peça do teatro grego escrita por Aristófanes no ano de 411 a.C. Naquela oportunidade, houve uma greve de sexo cujo objetivo era interromper a guerra do Peloponeso. “O filme suscita diversas reflexões, sobretudo, a respeito da condição da mulher, debate mais do que oportuno para o Dia Internacional da Mulher”, afirmou o curador do MIS, Ricardo Pereira.
Ciclo “O Cinema do Nosso Tempo”
Esse ciclo visa exibir filmes recentes, (mesmo aqueles que não foram exibidos nos cinemas brasileiros), premiados em importantes festivais, de diretores consagrados (ou em ascensão), dos mais diversos países. Para fazer parte deste ciclo, a película deve ter temas e questões que mereçam reflexão.
Serviço
Exibição ciclo “O Cinema do Nosso Tempo”, especial Dia Internacional da Mulher
Filme: A Fonte das Mulheres
Data: 8 de março, sexta-feira
Horário: 19h
Local: Museu da Imagem e do Som de Campinas (MIS), no Palácio dos Azulejos
Endereço: Rua Regente Feijó, 859, Centro
Entrada: gratuita
Capacidade do cinema: 60 lugares