Governador de SP queria encontrar ex-presidente já nesta terça (16), mas ministro do STF manteve restrição; encontro deve tratar da articulação pela anistia
Por Sandra Venancio – Foto Arquivo Agencia Brasil
Brasília – O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu nesta segunda-feira (15) que o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), só poderá visitar Jair Bolsonaro (PL) em sua prisão domiciliar no próximo dia 29 de setembro. O pedido para antecipar o encontro já para esta terça-feira (16) foi negado, frustrando aliados do ex-presidente.
>> Siga o canal do Jornal Local no WhatsApp
A decisão ocorre em meio à pressão crescente de parlamentares bolsonaristas e partidos do centrão pela aprovação de um projeto de anistia que poderia livrar Bolsonaro da condenação de 27 anos e 3 meses de prisão pela tentativa de golpe de Estado em 2022.
Conflito aberto entre Moraes e Tarcísio
O adiamento reforça o clima de embate entre o governador paulista e o ministro do STF. No último 7 de Setembro, em ato na Avenida Paulista, Tarcísio chamou Moraes de “ditador” e “tirano”, em um dos discursos mais duros já feitos contra a Corte.
Disputa de agendas
Segundo a defesa de Bolsonaro, o ex-presidente tinha agendado para esta terça (16) uma visita do senador Carlos Portinho (PL-RJ), líder do partido no Senado. Com a viagem internacional do parlamentar, os advogados solicitaram a substituição por Tarcísio, alegando otimização da agenda do governador.
Moraes, no entanto, manteve o calendário pré-definido, restringindo a visita ao fim do mês.
Bastidores da anistia
A visita de Tarcísio é vista como estratégica pelos aliados, já que teria como principal pauta a articulação em torno do projeto de anistia aos condenados pelos atos golpistas de 8 de janeiro. O governador tem atuado nos bastidores em Brasília, conversando com líderes partidários para angariar apoio.
Visitas autorizadas
Além de Tarcísio, Moraes autorizou a visita de outros seis políticos à casa de Bolsonaro, em ordem alfabética (lista ainda não divulgada oficialmente).




