
Quando um artista faz uma obra, podemos ver vários processos de criação, pesquisas práticas, teóricas e poéticas. A imersão acontece de forma diferente para cada pessoa, mostrando a visão do mundo de cada um. Esses diversos olhares e linguagens resultaram na exposição “Pigmento em Campinas”. A mostra, aberta no Museu de Arte Contemporânea de Campinas (MACC), pode ser conferida até 31 de dezembro, com entrada gratuita.
Os trabalhos são do grupo Pigmento, da Casa Contemporânea, formado pelos artistas Adriana Pupo, Cecilia Pastore, Cyra de Araújo Moreira, Elisa Bueno, Fabio Hanna, Helena Carvalhosa, Lilian Camelli, Mariana Mattos, Marina de Falco, Renata Pelegrini, Roberto Fabra, Rosana Corte-Real Pagura, Vera Toledo.
A curadoria é de Marcelo Salles, com acompanhamento crítico de Marcia Gadioli. O coletivo tem a pintura como linguagem central e, em seus encontros quinzenais, refletem sobre arte contemporânea.
Casa Contemporânea
A Casa Contemporânea está instalada em um sobrado da década de 1940 que, com adaptações pontuais, transformou-se em um local voltado para a arte contemporânea e assuntos correlatos. Neste espaço multidisciplinar realizam-se exposições, coordenação de grupos de discussão e produção, encontros e debates sobre arte, arquitetura, urbanismo, moda, teatro, acolhendo novos artstas em diálogo com outros inseridos no circuito, gerando trocas e questionamentos, além de cursos e palestras.
Localizada no bairro paulistano da Vila Mariana, a Casa Contemporânea integra o eixo cultural com o MAM, MAC, Cinemateca e Museu Lasar Segall.
Inaugurada em julho 2009 e tendo como seus gestores Marcia Gadioli (artista visual) e Marcelo Salles (arquiteto, crítico e curador independente), este espaço cultural de caráter privado e independente realizou mais de trinta exposições de artistas novos e dos já consagrados.
Exposição “Pigmento em Campinas”
Museu de Arte Contemporânea de Campinas – MACC (Av. Benjamin Constant, 1633 – Centro, Campinas – SP)
Até 31 de dezembro
Terça a sábado, 10h às 18h. Quintas-feiras, 10h às 22h. Domingos e feriados, 11h às 15h
Entrada gratuita