
O Museu Dinâmico de Ciências de Campinas, da Secretaria Municipal de Cultura, reabriu para atividades após cerca de 10 anos sem funcionar plenamente. O reencontro do Museu com o público aconteceu na manhã desta terça-feira, 10 de novembro, quando o prefeito Jonas Donizette saudou a volta do local em todo o seu potencial e afirmou que a cidade tem vocação para Ciências.
A reabertura acontece em parceria com o Museu Exploratório de Ciências, da Unicamp. O Museu Dinâmico de Ciências funciona dentro do Parque Portugal (Taquaral), na Av. Heitor Penteado, portão 7, Taquaral.
“A Prefeitura de Campinas tem um convênio, chamado guarda-chuva, com a Unicamp, por meio do qual estabelecemos parcerias como esta. Estamos num parque muito frequentado e queremos criar condições para que as pessoas venham, participem de algo concreto, como este Museu, se apoderem do que é público, porque é de todos, não tem um dono só”, afirmou o prefeito Jonas Donizette.
O secretário municipal de Cultura, Ney Carrasco, saudou o trabalho conjunto: “conseguimos, em um trabalho de parceria, de equipe, resgatar este museu e oferecer novamente oficinas, cursos, exposições e atividades com viés científico”, disse. A partir de agora será mantido intercâmbio de exposições e projetos entre os dois museus – o Dinâmico (da Prefeitura) e o Exploratório (da Unicamp).
“Que a reativação deste espaço vá além de atender escolas e seja também um espaço de lazer para a cidade. A universidade tem de sair dos muros. Vamos explorar esta parceria saudável entre Prefeitura e Unicamp”, disse o diretor do Museu Exploratório de Ciências da Unicamp, Ernesto Kemp.
Estrutura
O Museu Dinâmico é um complexo dividido em duas unidades. Uma delas tem três prédios – com salas de estudo e biblioteca, laboratórios, escritórios, espaço de exposições e multiuso. E a outra unidade abriga o Planetário, que fica próximo e nunca deixou de funcionar. O Planetário manteve sessões abertas às escolas, por meio de agendamento, e ao público em geral, aos domingos.
As instalações passaram por reforma, com apoio da Sanasa, da IMA e da Secretaria Municipal de Serviços Públicos. O espaço de exposições recebeu recuperação do telhado, troca total do forro, pintura e rampa de acesso para pessoas com deficiência.
O segundo prédio teve reforma nos banheiros e a construção de sanitário com acessibilidade, além de pintura nas paredes e paisagismo. O terceiro imóvel, que abriga os laboratórios de ciências, passou por troca de forro, conserto de telhado, pintura e a implantação de rampa de acesso.
O Museu Dinâmico receberá estudantes da Unicamp para trabalhar como monitores. O funcionamento será de terça a sexta-feira, das 9h às 17h. Aos sábados, abrirá das 13h às 17h e aos domingos das 10h às 17h.
O Planetário continua a manter sessões para escolas por meio de agendamento, de terça a sexta-feira, nos períodos da manhã e da tarde e todos os domingos, às 16h, para o público em geral. Durante a sessão, os visitantes podem observar o céu noturno, identificar os principais astros e participar da simulação de uma viagem espacial.
O Museu Dinâmico de Ciências foi inaugurado em outubro de 1987. O primeiro setor a entrar em funcionamento foi o Planetário. Desde o início, o objetivo é levar conhecimento científico ao público, especialmente estudantes e professores.
A reabertura do Museu foi acompanhada pelo vice-prefeito Henrique Magalhães Teixeira, a secretária municipal de Educação, Solange Pelicer; o presidente da IMA, Fábio Pagani; o vereador André von Zuben, presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia; diretores e funcionários das Secretarias de Cultura, de Educação, de Serviços Públicos e da Unicamp.




