O navio da marinha dos Estados Unidos Trenton está parado nesta quarta-feira em frente ao litoral da Líbia aguardando as ordens das autoridades italianas para saber o que fazer com os 41 imigrantes e os 12 corpos que recuperou após um naufrágio na região.
As informações foram transmitidas à Agência EFE pela porta-voz da ONG alemã Sea Watch na Itália, Federica Mameli, que está perto do navio americano, que solicitou ajuda após o naufrágio registrado ontem a poucas milhas do litoral líbio.
Mameli explicou que sua ONG se ofereceu ao Centro de Coordenação de Resgates de Roma para transferir esses imigrantes para um porto seguro, mas não receberam resposta.
O ministro do Interior italiano, Matteo Salvini, já ameaçou a ONG alemã nas redes sociais, afirmando que negaria a receber os imigrantes que seu navio resgatasse.
Enquanto isso, uma embarcação da guarda costeira italiana com 932 imigrantes a bordo e dois corpos chegou hoje a Catania, na Sicília, no extremo sul da Itália. Os imigrantes foram resgatados no domingo em sete operações distintas por embarcações da missão europeia EUNavforMed e alguns navios mercantes, e depois foram transferidos ao navio-patrulha Diciotti da guarda costeira italiana.