Organização civil conta com apoio de vereador Sebá para conseguir avanços no bairro
No dia 23 de novembro de 2010, o bairro do Nova Sousas voltou a contar com uma Associação de Moradores atuante. No fim da última gestão, Messias da Silva Junior começou a ser procurado para lançar sua candidatura como presidente da Associação.
Após três reuniões no salão paroquial da Igreja de Nova Sousas, o novo presidente foi eleito com mais de cinquenta votos, em uma eleição com chapa única, que é formada por: Antonio Fernando Nogueira na vice-presidência; Maria de Fátima e Maria Stela Alves, primeira e segunda secretárias; Gabriel Lucas de Oliveira e Alexandre Persivalli, primeiro e segundo tesoureiros.
Em menos de um mês, a Associação dos Moradores Voluntários do Nova Sousas já obteve resultados. O pedido de reforma da rua 13 de maio foi encaminhado para a Câmara, pelas mãos do vereador Sebá Torres (PSB). Em 30/12/2010, a Emdec prometia resolver o problema em até 60 dias úteis. Segundo o vereador, a maioria dos moradores preferem que a rua seja asfaltada: “Há um mito de que a 13 de maio é tombada. Ela não é. O asfalto é mais barato, tanto a instalação, quanto a manutenção. Além disso, os paralelepípedos não ajudam no escoamento da água, em caso de enchente. A única medida para evitar o acúmulo de água nesta região é o desassoreamento do rio Atibaia”.
A Associação também quer que a Emdec proíba caminhões pesados de trafegar na rua 13 de maio. “Nós vamos intermediar e desenvolver o trabalho, abrir as portas da Emdec para a Associação, mas não ser o dono da chave. Esse é o papel do vereador, não assumir para si o problema, nem depender dele para resolver a situação” diz Sebá.
Outra luta da Associação de moradores é para que o ônibus 391 não passe mais pela Vila Santana, antes de chegar em Nova Sousas: “É um ônibus muito demorado, a Emdec fala que demora só meia hora, mas demora muito mais. Não queremos que o pessoal de Vila Santana fique sem ônibus, queremos que eles tenham uma linha de ônibus que atenda exclusivamente aquela região e que nós tenhamos uma outra linha que atenda à comunidade do nosso bairro. Do jeito que está é desconfortável para todo mundo”, explica Messias, presidente da Associação.
Para Messias, a principal função da Associação é ser um elo com os órgãos responsáveis: “Se a dona de casa for reclamar sozinha, não será atendida. Com os moradores organizados é mais fácil de conseguir benfeitorias para o bairro”.
As reuniões da Associação acontece todas as terças-feiras, no campo de futebol do Nova Sousas, às 19 horas. As reuniões estão abertas para a comunidade.
No 1º dia 20 de fevereiro ocorrerá o 1º almoço da Associação, no Salão Paroquial da igreja de Nova Sousas, das 11h30 às 15h00. Será servido polenta com frango e salada. Cada convite custa 10 reais e crianças até cinco anos não pagam. A renda revertida deste almoço servirá para a regularização da entidade nos órgãos competentes.