Quem costuma passar pelo Alto do Taquaral terá a segurança viária reforçada. A Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) implantou um novo conjunto semafórico no cruzamento das avenidas Almeida Garret e José Lins do Rego, na altura do Colégio Adventista. Também haverá mudanças de circulação na região.
Os novos semáforos, que contam com botoeiras e câmeras de detecção do fluxo de veículos, começam a funcionar a partir das 10h desta quinta-feira, 30 de janeiro. A segurança também aumenta nas travessias, já que foram instalados focos para pedestres, com botoeiras.
A tecnologia inteligente ajusta os tempos semafóricos com base na demanda veicular, otimizando a fase verde para os veículos. A semaforização do cruzamento promove mais segurança e minimiza os conflitos de tráfego nos diferentes deslocamentos, distribuindo o fluxo entre quem vem da Praça Ludwig Winkle e desce a Almeida Garret em direção ao Taquaral ou no sentido oposto; e quem chega pela rua José Lins do Rego, que terá mudança de sentido na aproximação semafórica.
Os novos equipamentos beneficiam principalmente pais, alunos e a comunidade escolar do Colégio Adventista. A região também conta com diversos outros polos geradores de tráfego, como os supermercados GoodBom e Savegnago e diversos estabelecimentos comerciais.
Circulam pelo cruzamento contemplado as linhas municipais 119 (Terminal Ouro Verde / Shopping Dom Pedro), 240 (Jardim Garcia / Shopping Dom Pedro) e 332 (Hospital das Clínicas).
A Emdec investiu R$ 212 mil na implantação dos equipamentos. Na data da ativação semafórica, haverá reforço da sinalização horizontal (solo), incluindo as travessias de pedestres.
Nos primeiros dias após a implantação, agentes da Mobilidade Urbana da Emdec monitoram a circulação de motoristas e pedestres. A operação dos novos semáforos será acompanhada para avaliar a necessidade de ajustes nos tempos de estágios.
Mudanças de circulação
Por conta da nova dinâmica de circulação, a Emdec implanta sentido único em um trecho da rua José Lins do Rego, na aproximação do semáforo, entre as vias Gonçalo Coelho e Latino Coelho no trecho após a Almeida Garret. O trânsito passa a fluir em direção à Latino Coelho. A medida também vale a partir das 10h desta quinta-feira, 30 de janeiro.
Como funcionam os semáforos inteligentes
Os semáforos que ficaram conhecidos como “inteligentes” têm, instaladas nos braços semafóricos, câmeras que detectam o fluxo de veículos nas vias. Os dados alimentam um sistema que ajusta os prazos semafóricos, em tempo real, de acordo com a quantidade de veículos registrada na via, dando mais fluidez ao trânsito. Outros critérios são os intervalos sem que haja a passagem de veículos e a presença de veículos com prioridade, como ambulâncias.
Além de se adaptarem às condições de trânsito e evitarem lentidões, os semáforos inteligentes diminuem os períodos de pico nos cruzamentos contemplados e inibem o desrespeito às fases semafóricas, ampliando a segurança viária e prevenindo acidentes. Outra vantagem é o aprimoramento da contagem de fluxo veicular nas vias contempladas.