O Museu da Cidade – Casa de Vidro receberá a exposição fotográfica ‘Aquilo que habita em mim’, com abertura no dia 3 de agosto, sábado, a partir das 10h, com entrada gratuita. O projeto é liderado pela fotógrafa Ana Mundim, com curadoria de Fabiana Bruno. A exposição ficará aberta ao público de terça a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 17h, e aos sábados das 10h às 14h.
Inspirada pelas mudanças ambientais globais, a exposição fotográfica ‘Aquilo que habita em mim’ inaugura um diálogo visual sobre o conceito do simbioceno, que está ligado a simbiose, associação de dois ou mais seres que pertencem a espécies diferentes, mas são considerados um organismo só. Em contraste direto com o Antropoceno (termo usado por alguns cientistas para descrever o período mais recente na história do Planeta) marcado pela devastação ambiental, a mostra propõe uma nova perspectiva na qual todas as espécies, inclusive a humana, coexistem de forma integrada, sustentando ecossistemas equilibrados e promovendo relações saudáveis.
Ana Mundim utiliza autorretratos hibridizados para criar uma terceira possibilidade corpórea, convidando os visitantes a refletirem sobre a conexão do ser humano com o meio ambiente e as outras espécies que compartilham nosso planeta.
Sua pesquisa parte de um pós-doutorado em midialogia na Unicamp sob a supervisão de Cesar Baio e orientação de Fabiana Bruno, e destaca a complexa relação entre água, fungos e líquens nas obras apresentadas, provocando uma reflexão sobre responsabilidade coletiva e papel na preservação do planeta.
Serviço
Exposição fotográfica ‘Aquilo que habita em mim’
Data: 3 de agosto (sábado)
Horário: das 10h às 14h
Local: Museu da Cidade – Casa de Vidro
Endereço: Avenida Doutor Heitor Penteado, 2145, Parque Taquaral
Entrada gratuita