Último filme da trilogia. O Hobbit: a Batalha dos Cinco Exércitos apresenta a conclusão da jornada épica de Bilbo Bolseiro (Martin Freeman), que se junta ao mago Gandalf (Ian McKellen) e aos treze anões liderados por Thorin Escudo-de-Carvalho (Richard Armitage), para recuperar o Reino dos Anões de Erebor do temido dragão Smaug.
Os anões, depois de recuperar a vasta riqueza, precisam enfrentar as consequências de terem libertado o aterrorizante dragão Smaug sobre homens, mulheres e crianças indefesas da Cidade do Lago.
Enquanto Thorin sucumbe à doença de Smaug, ele sacrifica a amizade e a honra em sua procura pelo lendário Arkenstone. Incapaz de ajudá-lo a enxergar a razão, Bilbo precisa fazer uma decisão arriscada, sem saber que há uma ameaça ainda maior pela frente. Por sua vez, Sauron, o Senhor da Escuridão, está de volta a Terra-Média e envia exércitos de orcs para um ataque inesperado à Montanha Solitária.
Conforme a escuridão cresce, os anões, elfos homens devem escolher entre unir-se ou serem destruídos. Então, Bilbo passa a lutar por sua vida e pela de seus amigos enquanto os cinco grandes exércitos vão para a guerra.
O filme é uma adaptação da obra O Hobbit de J.R.R. Tolkien. O livro foi dividido em três longas que se passam 60 anos antes da franquia O Senhor dos Anéis, também dirigida por Jackson. O romance, publicado em 1937, foi o primeiro livro do autor.