O potencial do esporte como recurso educacional perpassa todo o livro produzido a partir de pesquisa científica da Faculdade de Educação Física (FEF) da Unicamp. Algo para além de tirar as crianças da rua(Phorte editora), que acaba de chegar ao mercado, reflete sobre o esporte na formação de crianças e jovens da comunidade de Heliópolis, conhecida como uma das maiores favelas do Estado de São Paulo. A sua população está estimada em 120 mil pessoas. A obra é assinada pelo professor da FEF Paulo Cesar Montagner e pelo seu ex-aluno Leopoldo Katsuki Hirama. O livro originou-se a partir de estudo de mestrado defendido em 2008 na Unicamp. O lançamento oficial está previsto para fevereiro de 2013.
Os autores traçam um panorama dos projetos esportivos de cunho socioeducativos desenvolvidos na comunidade de Heliópolis a partir de abordagem etnográfica e da metodologia da história oral. A obra é prefaciada pelo docente aposentado da FEF João Batista Freire da Silva. Ele escreve: “O que se lê neste livro é uma tentativa de apropriação do esporte para torná-lo um potencializador de possibilidades educacionais para uma vida cidadã, a fim de ampliar as oportunidades de vida digna, vida ética e de boa qualidade”.
Autor de várias obras sobre educação e esporte, Joao Freire destaca, sobre a obra, “o tratamento científico dado a uma experiência de educação popular”. O pesquisador Leopoldo Katsuki Hirama trabalhou durante três anos em um projeto social na comunidade, morando, inclusive no local. Atualmente, ele leciona na Universidade Federal do Recôncavo Baiano. O seu mestrado foi orientado por Paulo Cesar Montagner, que atua no Departamento de Ciência do Esporte da FEF.
“A obra trata muito particularmente dos conceitos de pertencimento, profundidade e continuidade dos projetos esportivos desenvolvidos na comunidade. Percebemos que a população critica a descontinuidade destes projetos. Algo muito importante em programas desta natureza é o que chamamos, na obra, de empoderamento, ou seja, o fato de o projeto dar poder à comunidade para que estas pessoas aprimorem e desenvolvam as atividades futuramente. Isto evita algo muito comum, que é o fato das pessoas ficarem dependentes dos agentes externos que chegam lá”, destaca o autor, Paulo Cesar Montagner.
Ainda de acordo com ele, o tema possui interesse crescente no país. “A obra veio preencher lacuna importante. Esperamos que se torne referência na área”, admite. O livro está dividido em seis capítulos: O terceiro setor: panorama, conceitos e concepções; A pedagogia do esporte e os projetos socioeducativos; A investigação no campo; Memórias vividas; As vozes dos envolvidos: deixando de ser subterrâneas; e Considerações finais: buscando respostas ou ampliando para novos questionamentos.
Sobre os autores
Leopoldo Katsuki Hirama
É natural de São Paulo-SP; é bacharel e licenciado em educação física e mestre em ciências do esporte pela Unicamp. Atualmente, é docente do Centro de Formação de Professores da Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB). É coordenador de projetos de extensão e pesquisa em pedagogia do esporte, publicando estudos nessa área relacionados aos temas: esporte educacional e educação moral.
Paulo Cesar Montagner
É natural de Campinas-SP; é doutor pela Unicamp. Exerceu o cargo de diretor da FEF/Unicamp entre os anos de 2006-2010. Publicou estudos na área de ciências do esporte, atuando principalmente nos seguintes temas: estudos pedagógicos do esporte e ensino, iniciação e treinamento em educação física e esporte. Atualmente, é docente da FEF/Unicamp nos programas de graduação e pós-graduação. É diretor executivo da Funcamp, gestão 2010-2014, e coordenador científico do Grupo de Estudos Avançados em Esporte do CEAV/Unicamp.




