A Oficina Cultural Hilda Hilst – unidade da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, gerenciada pela POIESIS Instituto de Apoio à Cultura, à Língua e à Literatura – promove no dia 9 de dezembro a palestra “Games & Animação, Um Panorama Introdutório”, com o artista digital e produtor de games, Luís Carlos Petry. O evento é gratuito e as inscrições devem ser feitas na unidade que fica na Rua Ferreira Penteado, 1203, no bairro Cambuí, em Campinas, até dia 9. Os interessados de outros municípios devem se inscrever por meio dos telefones (19) 3294-2212 ou 3236-0046.
O evento faz parte do Programa Oficinas Interativas, que tem como objetivo estimular e ampliar a participação popular na definição da programação das Oficinas Culturais, particularmente em atividades como seminários e debates, por meio de um mecanismo interativo de escolha dos temas via web. As atividades também serão gravadas e publicadas no canal do YouTube da Oficinas Culturais disponível no endereço https://www.youtube.com/channel/UCx4ySlsHp1HfVZcwbvulpAQ
De relevância crescente no mundo contemporâneo, os games permitem aos jogadores experiências altamente diversificadas em vários campos: entretenimento, treinamento, educação etc. Nesse universo, uma atividade artística ocupa um lugar de destaque: a animação, que está presente em todos os aspectos de um jogo.
Na palestra, Luís Carlos Petry apresentará uma síntese panorâmica das potencialidades dos games no mundo atual, a partir da perspectiva da animação e da interatividade, enfocando: as origens da animação para a produção fílmica, do entretenimento e a sua superlativização dentro dos games; a importância da animação e dos games dentro da cultura contemporânea, situando exemplos considerados hoje clássicos e norteadores, como Hanna Barbera e Lucas-Pixar; as relações entre a emergente indústria e a comunidade de usuários que se tornaram mais do que consumidores, mas produtores de conteúdo (os chamados prossumers); os conceitos básicos de animação que são incorporados na produção de games e a sua transformação dentro das metodologias de produção.
Questões teóricas e técnicas serão exemplificadas a partir de dois jogos consagrados: The Last of Us e Beyond. Também serão apresentados o engine de games Unity 3D e os engines da EPIC Games – UDK e Unreal 4 – que são centrados na atividade dos artistas de games e possuem uma sistemática voltada para a produção artística. O encontro ainda fornecerá uma bibliografia de base para os interessados em saber mais e será finalizado com um discussão sobre as tendências atuais da animação para games e suas potencialidades para a produção de peças educacionais, culturais e científicas.
Filósofo, artista digital, pesquisador e produtor de games, Luís Carlos Petry é professor no Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Inteligência e Design Digital da PUC-SP. Na mesma universidade, criou o projeto do Curso de Jogos e atua no NuPHG (Núcleo de Pesquisa em Hipermídia e Games). É membro atuante no corpo científico do SBGames (Simpósio Brasileiro de Games), tendo sido o Chair do Consórcio Doutoral de 2013. É consultor para games e hipermídia da Fundação de Ciência e Tecnologia de Portugal. Participou com games artístico-acadêmicos nas Bienais de Cerveira de 2009 (Ópera Quântica AlletSator 4.5) e 2011 (Labirinto Artístico-Filosófico); participou da equipe que recebeu o “4t Premi Internacional Ciutat de Vinaròs de Literatura Digital” em 2009 com o poema animado “Poemas no meio do caminho”. Mantém a página de pesquisa wwww.topofilosofia.net e sua página nerd no Facebook: https://www.facebook.com/luis.petry.3
Serviço:
► PALESTRA: GAMES & ANIMAÇÃO, UM PANORAMA INTRODUTÓRIO
Palestrante: Luís Carlos Petry
9/12 – quarta-feira – 19h às 22h
Público: interessados no tema
Inscrições: até 8/12 no site
Seleção: primeiros inscritos no site das Oficinas Culturais no link:
http://www.oficinasculturais.org.br/programacao/ver.php?idoficina=17
20 vagas
Gratuito