O Grupo Estruturação, ONG de direitos LGBTs de Brasília, lança hoje (4), com uma coletiva de imprensa marcada às 12h30, uma campanha contra a visita do presidente Lula ao Irã. A viagem do presidente brasileiro está programada para o próximo dia 15 de maio. O grupo planeja um conjunto de ações para mobilizar os brasileiros contra o fortalecimento de relações com o país árabe. “Essa visita fere nossos princípios básicos de relações exteriores tão defendidos pelo Barão do Rio Branco, um dos precursores das relações internacionais do Brasil”, adverte o presidente da ONG, Julio Cardia
O presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, é figura polêmica no que diz respeito a direitos humanos. Já declarou que em seu país não existem homossexuais, que nunca houve Holocausto e que pretende “varrer Israel do mapa”. Além disso, a secretária de Estado americana, Hillary Clinton, afirmou recentemente que o Irã representa um risco para o mundo por causa de seu programa nuclear e deve ser responsabilizado.
O ato terminará na sexta-feira, 14 de maio, com a entrega para a Presidência da República de um relatório confeccionado pelos representantes do movimento com toda a mobilização social feita e com a assinatura dos brasileiros que não concordam a posição do governo.




