A Polícia Federal em Campinas/SP deteve na noite de 12/05 um africano com passaporte belga, que tentava embarcar para Portugal, no Aeroporto Internacional de Viracopos/SP, transportando cápsulas de cocaína no aparelho digestivo.
O preso é R. R., 31 anos, natural do Burundi com nacionalidade Belga, que confessou aos policiais ter engolido cerca 100 cápsulas de cocaína. Se a quantidade for confirmada o peso total da droga pode chegar a 1 Kg.
Apurou-se que o passageiro ingressou no país a partir de Recife/PE, engoliu a droga em São Paulo/SP e pretendia levá-la para Lisboa, Portugal.
Policiais federais desconfiaram do passageiro e resolveram entrevistá-lo, obtendo respostas contraditórias às questões formuladas. A bagagem do estrangeiro foi submetida à ação da cadela detectora Liza que apresentou indicação positiva.
Como não havia droga no interior da mala e nem oculta sob as vestes de R. R. surgiu a suspeita de tratar-se de “engolido”. Ao saber que seria submetido a exame de raio-x o suspeito confessou o crime, dizendo que é pai de um menino e precisava de dinheiro para ajudar na criação do filho.
Com este, já são 24 as pessoas presas no Aeroporto de Viracopos, neste ano, que tentavam embarcar para o exterior conduzindo substância entorpecente.
Os presos estão sujeitos a penas que variam de 5 a 15 anos de reclusão, acrescidas de 1/6 a 2/3 devido à transnacionalidade do delito, além de multa (artigo 33).
PF em Viracopos prende estrangeiro com cocaína engolida tentando embarcar para Portugual
Data:




