
Foto: Leandro Ferreira/AAN
O Pico das Cabras está se preparando para virar um dos maiores e mais novos complexos astronômicos do Brasil. Com previsão do término total das obras para março do ano que vem, o espaço, que possui cerca de 400 mil metros quadrados, será um local adicional ao lado do Observatório Municipal Jean Nicolini, e contará com um rádiotelescópio espacial educacional, um planetário e um museu de imagens espaciais.
Entretanto, a ideia ainda está quase que totalmente em fase de planejamento e negociação. Mas, se tudo se encaminhar bem, até a data da inauguração ainda estão previstos um formigário, um jardim sensorial, e um museu sobre a patrulha aérea civil em homenagem ao comandante José Roberto Adriani, que realizava treinamento naquela região.
Pendência com licença ambiental
Responsáveis pelo projeto, o astrônomo Júlio Lobo e o dono do estabelecimento (que não quis se identificar), entraram com um pedido de permissão de utilização do espaço para o Conselho Gestor da Área de Proteção Ambiental (CONGEAPA). De acordo com Júlio, tudo foi acertado em reunião realizada na última semana, e as condições para a liberação estão favoráveis. Uma única pendência tinha sido questionada a respeito dos efeitos que os sinais das antenas que serão utilizadas no local poderiam causar, mas, segundo Júlio, “as antenas apenas recebem sons e captam sinais, além de não terem potência suficiente para transmitirem sinais e nem causar nenhum efeito negativo ao espaço”, diz. Ele conta também que torres de celulares e poluição luminosa advinda de condomínios da região podem prejudicar muito mais. O dono do espaço ainda coloca que o complexo pode ser muito positivo para a imagem do país, atrair turistas estrangeiros e valorizar a região.
Acesso ao complexo
Com a inauguração das atrações do complexo, o trânsito deve ficar cada vez mais movimentado na região do Pico das Cabras. Por isso, a Associação dos Moradores e Amigos de Joaquim Egídio (AMAAJE) requisitou para o Departamento de Estradas e Rodagens (DER), que é o responsável pela manutenção da estrada, que colocassem lombadas e radares na Rodovia SP-081 (estrada de Joaquim Egídio ao Pico das Cabras), além de redutores de velocidade e aumento no número de blitz realizadas. A AMAAJE ainda está no aguardo de resposta às solicitações.




