22.9 C
Campinas
sábado, setembro 21, 2024

Poeta de rua e seu violoncelo ocupam as ruas de Campinas

Data:

Mauro Braga durante uma apresentação
Mauro Braga durante uma apresentação

Canção do Beco”, uma intervenção cênica protagonizada pelo músico e ator Mauro Braga, que estará acompanhado pelo seu inseparável ‘Bafo Quente’, um violoncelo de estimação, ocupará diversos pontos da cidade, nestas quarta e quinta-feiras. As apresentações são gratuitas e contam com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura.

O projeto é financiado pelo Fundo de Investimentos Culturais de Campinas (FICC), da Secretaria de Cultura. O músico se apresenta em qualquer lugar da cidade, independentemente do barulho e das condições ou ainda do movimento de carros e de pedestres. O objetivo do trabalho cênico é a interação com as pessoas e com os espaços urbanos.

Braga afirma que há apenas alguns trechos cênicos preparados previamente para instigar público e intérprete. No viés musical, “tenho duas canções próprias que sempre uso na intervenção, que são o blues Balde d’água (‘Hoje acordei foi com um balde d’água/ Foi com água fria/ Foi com água gelada’) e o rap Silêncio inevitável (‘Realmente somos o que somos/ e não o que queremos ser/ importante é pensar fazendo/ tendo na rotina algo imprevisível’)”.

Os textos são assinados por ele, que tem como inspiração o muro, a cidade, as pessoas, a solidão, a condição do morador de rua e dos becos.

O artista diz que, ao espectador dos minutos de música, cabe refletir, após a apresentação, sobre dois pontos: o sentido das palavras jogadas ao vento e se aquela figura seria real ou fictícia. “Difícil enigma”, garante Mauro.

O intérprete

Bacharel em Música Popular pela Unicamp, o violoncelista Mauro Braga se formou sob a orientação do professor e músico Dimos Goudaroulis (Grécia/Brasil). Entre 1999 e 2009, participou da Orquestra Oficina de Cordas, sob a direção de Tibô Delor. Atualmente, compõe o quarteto de cordas Carcoarco.

À sua experiência em cena, soma-se a criação e a execução de trilhas sonoras e canções originais para documentários e espetáculos teatrais. Também tem no currículo peças para coregrafias assinadas por grupos reconhecidos como Lume Teatro, Grupo Matula e Boa Companhia. Braga, inclusive, já teve algumas dessas composições premiadas em festivais.

Serviço

Canção do Beco”

Dia: 7 de outubro, quarta-feira

Horário e local: às 16h, no Terminal Central de Campinas (Rua Cônego Cipião, no Centro); às 17h30, no Mercado Municipal de Campinas (Rua Benjamin Constant, no Centro)

Dia: 9 de outubro, sexta-feira

Horário e local: às 16h, na Praça Rui Barbosa (Rua 13 de Maio, s/nº, no Centro); às 17h30 no Largo do Rosário (Av. Francisco Glicério, no Centro)

Informações: (19) 9 8158-0236

Entrada franca

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe esse Artigo:

spot_imgspot_img

Últimas Notícias

Artigos Relacionados
Relacionados

Roda de samba com protagonismo feminino chega a Campinas nos dias 28 e 30 de setembro

Nesta semana, na quinta-feira, 28 de setembro, e no...

Orquesta Anelo encerra mês da Música e Meio Ambiente com apresentação gratuita em Campinas, dia 30

A Orquestra Anelo faz apresentação especial e gratuita no...

Artistas campineiros estreiam em turnê no Centro Cultural Casarão na quinta, 28 de setembro

O Centro Cultural Casarão, tradicional espaço no distrito de...

Trio campineiro Retrato Brasileiro lança o álbum Confluências na sexta, 22 de setembro

O trio musical campineiro Retrato Brasileiro realiza o show...
Open chat
Quer anunciar ligue (19) 99318-9811
Redação (19) 99253-6363