As Policias Federal e Civil ainda apuram e esperam desdobramento de uma operação do Batalhão de Ações Especiais (Baep) da Polícia Militar (PM) de Campinas ocorrida na tarde de 25 de setembro quando foram presos seis homens acusados de tráfico de drogas. Os flagrantes ocorreram em uma estrada de terra em Sousas, nas proximidades do Condomínio San Conrado.
O grupo estava descarregando cerca de uma tonelada de maconha de um caminhão biarticulado. A droga estava escondida na carga do veículo que transportava 37 toneladas de milho. A droga estava acondicionada em sacos pretos de plástico,
Segundo o BAEP, a maconha veio do Mato Grosso e seria distribuída em Campinas a começar pela Vila 31 de Março.
De acordo com o capitão André Pereira, a apreensão da droga e a prisão dos suspeitos ocorreram após uma denuncia anônima recebida cinco dias antes que dava conta de um grande carregamento da erva oriunda de Mato Grosso que chegaria na cidade por aquela estrada entre o Shopping Galeria e o San Conrado.
Quatro criminosos receberam a voz de prisão na hora e os demais tentaram fugir a pé mas foram capturados com ajuda do helicóptero Águia da PM.
De acordo com informações repassada pela Delegacia da Policia Civil de Sousas, como ocorrência envolveu uma grande quantidade de drogas e a prisão em flagrante de sete pessoas o caso foi encaminhado para a Policia Federal que prossegue com a investigação do caso.
Segundo nota da Policia Federal foram apreendidas 1.022,110 quilos da droga que posteriormente foram encaminhadas a sede da Policia Federal de São Paulo que procedeu a sua incineração. Os seis detidos à Cadeia Pública de Campinas estão à disposição da Justiça. Eles não tiveram os nomes divulgados: D.M.S.22 anos; E.N. 43 anos; M.F.M.S, 19 anos; R.A.S, 21 anos, J.B.S.22 anos e W.J.A.C., 18 anos.