O Núcleo de Operações da Polícia Federal em Viracopos e a Guarda Civil Municipal de Campinas, em operação conjunta de rotina de fiscalização, no terminal de cargas no Aeroporto Internacional de Viracopos, com a utilização de cães farejadores, apreenderam 22kg de cocaína.
Na ação realizada na manhã de terça-feira, 27, os cães da Guarda Civil (Flecha e Faísca), apontaram a existência de conteúdo suspeito em pallets que estavam na área externa do Terminal de Cargas, setor de exportação.
Foi necessária a remoção por operador de empilhadeira e desmonte dos stacks com calço de madeira para que os cães pudessem confirmar a existência da droga. Dentro dos invólucros foram encontrados 20 tijolos de substância que respondeu positivamente ao teste de cocaína.
A droga foi apreendida e enviada para exame pericial na Delegacia de Polícia Federal em Campinas, onde se dará a instauração de inquérito policial para fins de investigação sobre sua origem. O destino era Paris.
Essa apreensão é resultado da intensificação dos trabalhos de fiscalização e de polícia aeroportuária implementada pela Polícia Federal no ano de 2019 no Aeroporto de Viracopos, que neste ano já contabiliza 31 flagrantes e 36 pessoas presas por tráfico internacional de drogas.