www.jornalocal.com.br / Polícia / Receita Federal apreende 37 kg de cocaína no Porto de Santos

Receita Federal apreende 37 kg de cocaína no Porto de Santos

Droga estava escondida entre mais de 2 mil sacas de açúcar

 

 

A atuação da Receita Federal no combate aos ilícitos aduaneiros no complexo portuário santista frustrou, nesta sexta-feira, 15 de outubro, a tentativa de envio ao exterior de, aproximadamente, 37 kg de cocaína.

A droga estava oculta em um carregamento de 2.080 sacas de açúcar, acondicionadas em dois contêineres, cujo destino seria o porto de Freetown, capital de Serra Leoa, na África Ocidental. Os 37 kg da droga estavam escondidos em apenas três dessas sacas.

O sucesso da apreensão é decorrência da Gestão de Riscos promovida pela Receita Federal, com análise das operações de exportação e utilização de cães de faro e de imagens de escâneres.

Como responsável pelo controle aduaneiro no País, a Receita Federal busca assegurar o equilíbrio entre a facilitação do comércio internacional e a segurança aduaneira, garantindo que as cargas não sejam utilizadas como meios para o cometimento de ilícitos.

A apreensão da droga, além de tirá-la de circulação, confere materialidade para uma futura condenação criminal.

Em 2021, a Receita Federal evitou que mais de 13,3 toneladas de cocaína fossem embarcadas no Porto de Santos e chegassem ao seu destino.

A Polícia Federal prosseguirá com as investigações. A troca de informações entre as Instituições será importante para a definição da abertura de um novo inquérito policial ou a complementação de outros que se encontram em andamento.

 

Sobre Jornal Local

Veja também

Veleiro é apreendido com haxixe próximo a Fernando de Noronha

De acordo com os investigadores, a operação resulta da troca de informações entre a PF …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *