Com estádio lotado e show de Elvis, Macaca faz 2 a 0 no rival, encerra quadrangular invicta e enfrentará o Londrina na decisão nacional; Bugre vê acesso escapar nos minutos finais
POR SANDRA VENANCIO – Foto © Raphael Silvestre/Guarani FC
A Ponte Preta venceu o Dérbi 212 por 2 a 0, na tarde deste domingo (12), no Moisés Lucarelli, e garantiu vaga na final da Série C do Campeonato Brasileiro. Com o acesso já assegurado, a Macaca confirmou a liderança do grupo, eliminou o rival Guarani e agora enfrentará o Londrina na decisão pela taça.
A vitória coroou a campanha invicta da Ponte na fase decisiva. O time de Campinas fechou o quadrangular com 13 pontos, superando Guarani, Náutico e Brusque. Já o Bugre, que dependia apenas de si para subir, ficou pelo caminho após ver o Náutico vencer o Brusque por 2 a 1 nos Aflitos, com um gol de pênalti aos 41 minutos do segundo temp
No clássico, a Ponte foi superior e soube aproveitar os erros do rival. Bruno Lopes abriu o placar aos 6 minutos após assistência de Elvis, que ainda serviria Luiz Felipe no segundo tempo para fechar o placar de cabeça. Diogo Silva também brilhou com defesas importantes e evitou o empate bugrino no primeiro tempo, em finalização de Mirandinha.
O clima no estádio foi de festa para os mais de 17 mil pontepretanos presentes, enquanto a frustração tomou conta dos torcedores do Guarani, que encerram mais um ano sem o tão sonhado retorno à Série B. A derrota teve gosto ainda mais amargo diante da invencibilidade da Ponte nos Dérbis da temporada: foram três vitórias e um empate em 2025.
Mesmo com substituições ousadas do técnico Matheus Costa, o Guarani não conseguiu reagir. Com a derrota e a vitória do Náutico, o time terminou em terceiro na chave, com 7 pontos — um atrás dos pernambucanos, que conquistaram o acesso.
DESTAQUE DA PARTIDA:
Elvis foi o grande maestro em campo, com duas assistências decisivas. Toró também teve boa atuação e criou diversas chances. Pelo lado do Guarani, restou lamentar as falhas defensivas e a falta de efetividade no ataque.
FICHA TÉCNICA
PONTE PRETA 2 x 0 GUARANI
Estádio Moisés Lucarelli, Campinas (SP)
Público: 17.363
Renda: R$ 394.180,00
Data: Domingo, 12 de outubro de 2025
Árbitro: Anderson Daronco (RS)
Cartões amarelos: Bruno Santos, Rodrigo Souza, Caio Mello, Mirandinha, Luiz Felipe, Cicinho, Gustavo Telles
GOLS:
- Bruno Lopes, aos 6′ do 1º tempo (Ponte)
- Luiz Felipe, aos 29′ do 2º tempo (Ponte)
PONTE PRETA:
Diogo Silva; Pacheco, Wanderson, Saimon e Artur; Rodrigo Souza (Lucas Cândido), Luiz Felipe (Gustavo Telles), Elvis; Diego Tavares (Kevyn), Jonas Toró e Bruno Lopes (Serginho)
Técnico: Marcelo Fernandes
GUARANI:
Dalberson; Lucas Justen (Cicinho), Raphael Rodrigues, Allyson (Jhemerson) e Emerson Barbosa; Kelvi, Caio Mello (Isaque), Diego Torres (Júnior Brandão); Dentinho (Kauã Jesus), Bruno Santos e Mirandinha
Técnico: Matheus Costa
A Ponte agora volta a campo no próximo fim de semana, quando enfrenta o Londrina no jogo de ida da final da Série C. Já o Guarani inicia o planejamento para 2026 com a missão de tentar, mais uma vez, o retorno à Série B.