15.9 C
Campinas
terça-feira, julho 16, 2024

Pratos e temperos secretos criarão sensações únicas no 2º Festival Gastronômico da Montanha

Data:

Faltam poucas semanas para o início do 2º Festival Gastronômico Sabores da Montanha, que será realizado entre os dias 5 de julho e 25 de agosto em cidades localizadas na Serra da Mantiqueira dos estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.

Alguns dos pratos que estarão no evento contam com certa dose de segredo por quem os criaram. Até aquele tempero especial para dar um sabor mais aguçado é guardado a sete chaves. Tudo para surpreender o público.

As inscrições para que os estabelecimentos possam participar se encerram no próximo dia 29 de junho e podem ser acessadas por meio do site oficial do evento. Até lá o público poderá conferir as novidades e os pratos participantes pelo Instagram.

A exemplo do ano passado, poderão participar nesta edição, além de restaurantes, os gastrobares, pizzarias, lanchonetes, hamburguerias, cafeterias, bistrôs, sorveterias, padarias, vinícolas, docerias, cervejarias, produtores artesanais e similares da região da montanha.

O 2º Festival Gastronômico Sabores da Montanha tem patrocínio de Sun Mobi Energia Solar, GWM Motors e Turismo Sul de Minas, com apoio de BaresSP, Hotel4You, Reserva, Hora Campinas, Região de Mauá Convention & Visitors Bureau e Poços de Caldas Convention & Visitors Bureau.

Conheça alguns pratos

Uma das mais tradicionais pousadas de Espírito Santo do Pinhal (SP), a Famiglia Barthô, estará no festival por meio da Cave Barthô, que é o Wine Bar do empreendimento. Ele funciona independente da pousada e está aberto em um local aconchegante e romântico com um som ambiente de piano bar. Os pratos foram elaborados para jantar ou petiscar harmonizando com mais de 70 rótulos de vinhos de inverno de 12 vinícolas da região.

Mas para o festival, a Cave disponibilizará ao público o prato Segredo da Barthô, uma saborosa paleta de carneiro desfiada e prensada, em cama de creme de abóbora cabotiá, folhas de espinafre e hortelã, finalizado com mix de castanhas e flor de sal.

Para prepará-lo, o Chef Cleber Noronha utilizou como ingredientes a paleta de carneiro de criação própria, molho demi glace, abóbora, espinafre, hortelã, nozes, amendoas, avelãs e flor de sal.

Já o Kallas da Serra, de Cunha (SP), na Serra da Bocaina, especializado em comida caseira, regional, cultural e afetiva, participa do 2º Festival Sabores da Montanha pela segunda vez. Nesta edição, a casa trará um importante resgate da culinária regional, o bolinho de porco na lata com barbecue de framboesa.

Para preparar essa maravilhosa delícia, a casa utilizou molho de tomates San Marzano da Fazenda do Retiro, mozzarella, refogado de shimegi, pururuca de guanciale feita no forno e fatias de guanciale das Terras de Monã, valorizando, desta forma, os produtores locais e regionais, que é o mote do festival.

Em São Bento do Sapucaí (SP), a cidade mais acolhedora do país, de acordo com pesquisa realizada pela Booking.com, onde está localizada a famosa Pedra do Baú, o tradicionalíssimo Bar do Tião, que tem nos lanches e porções sua maior especialidade, ofertará ao público do festival o seu Tião Cupim.

Trata-se de um delicioso lanche no pão francês, criado pela Trediana Alves, recheado com cupim desfiado, temperado com uma pitada de segredo, vinagrete, queijo muçarela e um molho de pimenta feito especialmente pela casa.

Para animar o público e espantar o frio típico da estação, a casa possui uma programação cultural com apresentação de bandas da região, que podem ser prestigiados com muita cerveja gelada e petiscos.

2º Festival Gastronômico Sabores da Montanha

Data: 5 de julho a 25 de agosto de 2024

Local: Estabelecimentos gastronômicos das cidades participantes

Informações / Inscrições: www.saboresdamontanha.com.br

Telefone: (11) 9 3279-5275

Instagram: @saboresdamontanha_br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe esse Artigo:

spot_imgspot_img

Últimas Notícias

Artigos Relacionados
Relacionados

1º Festival Gastronômico Sabores da Praia reunirá os melhores e mais conceituados chefs de Ilhabela

O 1º Festival Gastronômico Sabores da Praia – Edição...

Em dezembro, Sabores de Indaiá pela primeira vez em Indaiatuba

O modelo de Feira Gastronômica de Rua chegou forte no Brasil,...

Projeto Cozinha-Escola forma a primeira turma de gastronomia da parceria entre Ceasa, ISA e PUC-Campinas

Dezessete moradores da região do Parque Shalon receberam seus...

Campinas participa da décima edição da Peru Week Brasil com dois restaurantes

De 14 a 30 de novembro, a PROMPERÚ (Comissão...
Open chat
Quer anunciar ligue (19) 99318-9811
Redação (19) 99253-6363