A Secretaria de Serviços Públicos de Campinas concluiu, no final da manhã desta terça-feira, 4 de fevereiro, a obra de reparos na galeria de águas pluviais da rua Barão de Jaguara, no Centro, entre as ruas Ferreira Penteado e Conceição. A via permanecerá fechada para o trânsito até a completa secagem do concreto. Parte da estrutura da galeria teve um rompimento, entre sábado e domingo, por causa do grande volume e da pressão da água da chuva.
Dependendo das condições do tempo, na manhã desta quarta-feira, 5 de fevereiro, será aplicada a cobertura com massa asfáltica para finalização, e a via poderá ser liberada para o trânsito de veículos. O diretor de Serviços Públicos, Eduardo Jarava, explica que a galeria da rua Barão de Jaguara é bem antiga, construída de tijolos, em forma de túnel.
“No trecho danificado, a galeria foi reconstruída com blocos de concreto. Este segmento que foi reparado mede um metro de altura, dois metros de largura e dois metros de comprimento. Por cima do concreto, colocamos base de asfalto, de brita e asfalto compactado, e amanhã de manhã será aplicada a cobertura de asfalto para finalizar” explica Jarava.
O diretor explica as causas de rompimentos e/ou afundamentos de galerias e vias, a começar pela ocorrência de um grande volume de chuva em pouco tempo. Também pode acontecer um pequeno vazamento na tubulação, causado por furo na passagem ou na emenda. O tempo de existência da galeria, o peso de veículos sobre o pavimento e, como no caso da Barão de Jaguara, conter um córrego canalizado são outros fatores. “A terra por baixo do pavimento se dissolve e ocorre o afundamento do pavimento nesse espaço vazio, abrindo o buraco”, complementa.
A equipe de Serviços Públicos trabalha simultaneamente em vários pontos para manutenção, reconstrução e reparos em galerias pluviais e afundamentos de vias. Ontem, as equipes trabalharam em oito locais visando a manutenção do sistema de drenagem e hoje, em mais cinco: na Vila Marieta, Jardim Nova Europa, Ponte Preta, Jardim Campineiro e Bonfim, assim como na Barão de Jaguara. Além da programação das equipes, os cidadãos também podem avisar de locais que precisam de reparos por meio do telefone 156.