18.9 C
Campinas
terça-feira, junho 10, 2025

Prefeitura divulga diretrizes para enfrentamento do novo coronavírus

Data:

Não há nenhum caso confirmado em Campinas e 35 estão em investigação. No entanto, foram antecipadas medidas contra a doença.  

A primeira reunião do Comitê Municipal de Enfrentamento da Pandemia de Infecção pelo Novo Coronavírus (Covid-19), criado ontem pelo prefeito Jonas Donizette, aconteceu nesta quinta-feira, 12 de março.  Não há nenhum caso confirmado em Campinas e 35 estão em investigação. No entanto, foram antecipadas medidas contra a doença.  

A Secretaria de Esportes e Lazer, por orientação do grupo, suspendeu temporariamente e por tempo indeterminado as 112 aulas destinadas ao público da terceira idade.   Por enquanto, os eventos esportivos acontecerão normalmente, seguindo o planejamento anual. Pessoas que apresentem tosse, coriza e/ou dor garganta não devem participar.  

Além disso, as recomendações para todos os casos são:

Não agendar novos eventos;Não frequentar lugares que tenham aglomeração.Estimular reuniões de trabalho virtuais;

Estimular home office sempre que possível.

  • Evitar eventos sociais e religiosos.
  • Evitar viagens nacionais e internacionais por qualquer meio de transporte público (realizar somente as estritamente necessárias);
  • Se estiver com problemas respiratórios, evitar comparecer a eventos.  Medidas para idosos e pessoas com comorbidades (diabetes, hipertensão, entre outros):
  • Restringir contato social;- Restringir uso de transporte público;
  • Restringir aglomerações;- Restringir idas a locais de grande circulação de pessoas (shoppings, supermercados, entre outros);
  • Racionalizar idas aos serviços de saúde.

Todas as medidas foram orientadas pelo Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa) e estão fundamentadas em documentos técnicos e científicos.  A reunião contou com a presença de integrantes do comitê e também dos secretários municipais de Saúde, Carmino de Souza; Esportes e Lazer, Dário Saadi; de Educação, Solange Pelicer; de Governo, Michel Abrão Ferreira; de Comunicação, Luiz Guilherme Fabrini; o presidente da Rede Mário Gatti de Urgência, Emergência e Hospitalar, Marcos Eurípedes Pimenta; e o presidente da Sanasa, Arly de Lara Romêo.  

O comitê criado pelo prefeito é intersetorial e está centralizado no Gabinete do Prefeito. Conta com as participações das secretarias de Saúde; Assistência Social, Direitos da Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos; Desenvolvimento Econômico, Social e de Turismo; Esportes e Lazer; Educação; Assuntos Jurídicos; Rede Mário Gatti de Urgência, Emergência e Hospitalar; Administração; Recursos Humanos; Relações Institucionais; Defesa Civil; Comunicação e Cultura.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe esse Artigo:

spot_imgspot_img

Últimas Notícias

Artigos Relacionados
Relacionados

Campinas começa a aplicar vacina contra gripe em terminais de ônibus

Secretaria em Campinas reforça ações fora dos CSs para...

Cruzamento da Amoreiras terá fiscalização por videomonitoramento a partir de segunda-feira

Com oito acidentes (sinistros) registrados somente neste ano e...

Emdec já instalou 75 semáforos inteligentes nas vias da cidade; veja os pontos

Emdec já instalou 75 semáforos inteligentes nas vias da...

Festa junina da Sociedade Hípica terá esquema especial de trânsito, no final de semana

A Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) fará...
Jornal Local
Política de Privacidade

A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) já está em vigor no Brasil. Além de definir regras e deveres para quem usa dados pessoais, a LGPD também provê novos direitos para você, titular de dados pessoais.

O Blog Jornalocal tem o compromisso com a transparência, a privacidade e a segurança dos dados de seus clientes durante todo o processo de interação com nosso site.

Os dados cadastrais dos clientes não são divulgados para terceiros, exceto quando necessários para o processo de entrega, para cobrança ou participação em promoções solicitadas pelos clientes. Seus dados pessoais são peça fundamental para que o pedido chegue em segurança na sua casa, de acordo com o prazo de entrega estipulado.

O Blog Jornalocal usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Confira nossa política de privacidade: https://jornalocal.com.br/termos/#privacidade