Passada a temporada de fortes chuvas do início do ano, que causou danos às estradas, pontes e queda de barreiras no município, a Prefeitura iniciou o Projeto Pró-Estradas 2011, que proporcionará apoio ao produtor rural e sua propriedade.
Trata-se de um trabalho de manutenção e de reparação das estradas vicinais de Campinas, com o objetivo de perenizar as vias de escoamento da produção agropecuária e otimizar a malha viária do município, por meio da contenção dos processos de erosão e assoreamento dos recursos hídricos em áreas urbanas e rurais. Garantindo a reconstrução das faixas existentes, readequação de traçados e sinalização, implantação de acostamentos pavimentados e revisão do sistema de drenagem. Programa na região de Sousas e Joaquim Egídio, deve atender 12 quilômetros da CAM Roseira 10 e 5,5 quilômetros da Mário Garnero.
Segundo o engenheiro agrônomo Rodrigo Colicigno Ribeiro, as intervenções consistem no biselamento de barranco (corte em 45º), abertura de leito, construção de terraços, construção de canais de admissão de águas pluviais, embaulamento de leito, compactação de leito, aplicação de revestimento primário e pedriscos.
Os trabalhos estão previstos para durarem até 31 de março e, depois, de 1º de julho à 30 de setembro, quando o maquinário do consórcio permanece em Campinas. Após a conclusão das obras nestas áreas, o projeto segue contemplando Sousas, Joaquim Egídio Aparecidinha, Betel, Barão Geraldo e Campo Grande.