O projeto de Formação do Handebol de Praia, desenvolvido pela secretaria Municipal de Esportes e Lazer de Campinas em parceria com a Associação Desportiva 360º, está com vagas abertas para crianças e adolescentes de seis a 16 anos de idade. As aulas são gratuitas e acontecem durante a semana nas praças de esportes do Jardim Eulina, Costa e Silva e Sousas. Para se inscrever, é só comparecer ao local da aula acompanhado de um responsável e preencher os dados com o professor do horário.
A iniciação associada à formação do aluno é o passo inicial para o desenvolvimento de futuros atletas. Este conceito explica o crescimento e a procura significativa de interessados em integrar o projeto Campinas 360º nas Areias. As crianças e adolescentes que participam das aulas gratuitas nas praças esportivas têm a oportunidade de aprender os fundamentos do handebol de praia, desenvolver suas habilidades e despertar o interesse pelo esporte.
O aprendizado e a dedicação dos atletas da formação são essenciais para que, no futuro, eles possam integrar as equipes de alto rendimento e representar Campinas em competições estaduais, nacionais e internacionais. O projeto oferece uma base sólida para que os jovens talentos possam alcançar seus objetivos e se destacar no handebol de praia.
Investimento na Formação
O ingresso da Associação Desportiva 360º no FIEC (Fundo de Investimentos Esportivos de Campinas) como uma das OSCs (Organizações da Sociedade Civil) beneficiadas, possibilitou a parceria com a secretaria de Esportes e Lazer. Dessa forma, foi possível para a Secretaria concentrar forças no projeto social que, além do caráter esportivo, investe nas vertentes da saúde e da cidadania.
Os primeiros resultados alcançados pelo projeto de formação começam a aparecer, porque alguns alunos que estão completando o ciclo de aprendizado da fase inicial deverão se integrar às equipes juvenis da Campinas 360º nas Areias. Esses times disputam competições oficiais pela cidade de Campinas.
A importância da base
A criação da Associação Desportiva 360º ocorreu em 2014, mas nesta época as equipes trabalhavam com atletas prontos. A entidade, com o passar do tempo, se estruturou e ampliou o planejamento, seguindo o caminho da formação de atletas.
A prioridade é despertar nas crianças o gosto pela prática esportiva e o interesse pela atividade física. E quem tiver talento para crescer no esporte, terá todas as facilidades.
Esta qualificação permite projetar que, por exemplo, categorias como a infantil e juniores, possam começar a competir brevemente, em torneios regionais e estaduais.
Juliana Saraiva, coordenadora e técnica do Projeto de Handebol de Praia, vislumbra um 2025 de transformação, porque foram traçadas metas importantes para a temporada: “queremos muito potencializar o handebol de praia em toda cidade, com uma base bastante sólida”, destacou. Ainda segundo Juliana, “os atletas da formação vão ganhar chance de ascender para as categorias competitivas. Ao mesmo tempo, nossa pretensão é estimular a ampliação do projeto em outras raças de esportes”, planeja.
Serviço
As aulas de handebol de praia são ministradas gratuitamente em três espaços públicos da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer:
Praça De Esportes Salvador Lombardi Neto (Jardim Eulina):
Rua Barão de Porto Feliz, s/nº
Terça-feira, das 9h às 10h
Sexta-feira, das 14h30 às 15h30
Praça Primavera (Costa e Silva):
Rua dos Aymores, nº 395
Quarta-feira, das 15h45 às 16h45
Praça de Esportes Dr. Carlos Andrade Pinto (Sousas):
Rua Maria Pugina Franceschini, s/nº
Segunda e quarta-feiras, das 8h às 9h30
Segunda e quarta-feiras, das 13h30 às 15h
Para a matrícula, basta comparecer ao local e falar com o professor