
Joaquim Egídio será renovado com a pintura de importantes construções do Centro Histórico do distrito. O projeto conta com a parceria entre a Tintas Coral, Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Campinas (CONDEPACC), PUC Campinas, Cofert Tintas e a comunidade local. A entrega do projeto está prevista para o final de novembro.
O nadador Cesar Cielo foi convidado para apadrinhar o projeto como grande incentivador da ideia. Cielo tem familiares residentes em Sousas, e aceitou o pedido com muito carinho.
A iniciativa partiu dos moradores de Joaquim Egídio, que entregaram um projeto para a Coral e selecionado entre outros. A parte da pintura será realizada por um pintor da comunidade, e a mão de obra é dos moradores do distrito.
O CONDEPACC está assessorando os alunos de arquitetura para que a recuperação das fachadas sejam feitas de forma correta, segundo as exigências do conselho.
Para o desenvolvimento do projeto alunos do curso de arquitetura da PUC Campinas realizaram uma prospecção pictórica para a descobertas das cores originais, coincidentemente, as cores escolhidas pelos moradores tem a ver com o que foi descoberto pelos alunos.
“A ideia não é apenas preservar e sim trazer originalidade”, afirma o morador Thomaz Cavallaro.
A escolha do Centro Histórico de Joaquim Egídio para receber o projeto da Coral aconteceu por abrigar importantes construções de grande importância para o engajamento da comunidade. A renovação da região vem para beneficiar as pessoas que moram e frequentam a região para o turismo.
Segundo a assessoria de imprensa das Tintas Coral, pela primeira vez o projeto está sendo realizado em Joaquim Egídio, com o objetivo de cuidar da pintura de uma importante região da cidade. Além de levar mais cor à vida dos moradores e frequentadores do Centro Histórico, o projeto tem como objetivo combater a degradação de áreas e patrimônios históricos e promover a união de cidadãos.
Além de colorir cidades de todo o Brasil, o projeto oferece, ainda, treinamento e capacitação de pintura as pessoas que residem nas regiões beneficiadas. Os moradores participarão de um mutirão de pintura e todos que quiserem participar estão convidados para participar do projeto.