As obras de prolongamento da Avenida Mackenzie estão aceleradas e está prevista para ser entregue antes de julho desse ano, segundo a Secretaria Municipal de Planejamento, que acompanha e fiscaliza a obra. A estiagem contribuiu para o trabalho no local fosse acelerado. Muitos trechos, principalmente os que passam por trás do loteamento San Conrado, já estão praticamente prontos, restando terminar a instalação de iluminação pública e paisagismo.
O investimento está previsto em R$ 62 milhões e é realizado pelas empresas Rossi, Grupo Garnero e THCM. Esse investimento faz parte de um termo de compromisso assinado com os empresários para garantir a execução de novos projetos na região de Sousas, atendendo ainda o Plano Diretor de Campinas.
A Avenida já tem guias e sarjetas, e o asfalto, que pode ser visto na maior parte do trajeto. A passagem de veículos ainda é bloqueada, apenas o fluxo local é permitido.
A nova avenida ligará a Rodovia D. Pedro I, nas proximidades do Shopping Iguatemi, ao distrito de Sousas e ganhará mais de 9,5 mil mudas de espécies nativas e a criação de três corredores de fauna como compensação ambiental, pois está inserida em uma área de APA (Área de Preservação Ambiental).
O projeto da avenida contempla três faixas de rolamento em cada sentido, com um canteiro central. Cada sentido terá 9 metros de largura. Também haverá calçamento nos dois sentidos para uso de pedestres e instalação de pontos de ônibus. Será implementada ainda uma ciclovia no canteiro central com 6,5 quilômetros.
Atualmente, o volume diário na Via Expressa Heitor Penteado, é de 50 mil veículos nos dois sentidos.




