Promoção Infernal no Shopping Dom Pedro
Gostaria de denunciar algo que considero uma falta de respeito com os consumidores. Trata-se de uma promoção de Natal que o Shopping Dom Pedro desenvolveu, nomeada de “Garagem feliz Garagem” (pra mim, parece “inferno infeliz inferno” na qual entre os dias 17/11 a 27/12 toda compra no valor igual ou superior a R$150,00, troca-se por um cupom para concorrer a 10 automóveis Smart For Two. Até aí, tudo bem! É uma ótima promoção. O problema é a forma de obter os tais cupons.
Fui com meu sogro, na fila “preferencial” para trocar cupons fiscais de uma compra efetuada no mesmo dia, por dois cupons. Entramos na fila por volta das 14h. Nos entregaram a senha de número 62 (depois que perceberam que os idosos estavam de pé a muito tempo na fila) e só conseguimos trocar por cupons, por volta das 18h. Isto porque estávamos na fila preferencial que era relativamente pequena em relação à fila comum, que dava volta no 1º andar do shopping. Segundo uma atendente, pessoas que ficavam na fila comum estavam chegando ao shopping por volta das 6 da manhã (4 horas antes de abrir para conseguir a troca por cupons por volta das 14h. 8 horas em uma fila para trocar cupom promocional!
Motivo das filas: Para trocar os cupons fiscais por cupons da promoção, as pessoas têm que informar dados pessoais para o atendente cadastrar no sistema, o que despende, por pessoa, cerca de 5 minutos, por cupom. Já que o atendente tem que cadastrar um por um. (exemplo: Se minha compra que totaliza 900,00 para trocar por 6 cupons é compreendida por 10 cupons fiscais de baixos valores, todos os cupons fiscais são lançados no sistema. Portanto para cadastrar os dez cupons, esta pessoa fica no mínimo 20 minutos para cadastrar. Tudo isto pra que? Provavelmente para poupar a Empresa responsável pela mala direta, de cadastrar a tonelada de cupons após o sorteio.
É um absurdo! Para concorrer a um Smart e se aproveitar das milhões de pessoas que pegam fila de quase um dia para fornecer dados pessoais para provavelmente serem vendidos ou utilizados para finalidades comerciais!
Recebi informação de uma atendente, que na última semana trabalhavam até por volta da 1h30 da manhã, pois tinham que acabar com a fila dos consumidores que chegavam na fila até às 22h.
Por favor, será que posso contar com vocês para que outras pessoas sejam poupadas deste absurdo, fazendo com que as empresas responsáveis utilizem outros procedimentos para a troca, por outra forma tradicional? (Exemplo: a própria loja entrega os cupons, as pessoas preenchem e colocam na urna). Se não há o que possa ser feito, exijo uma resposta pelos responsáveis, do porquê da necessidade de ser desta forma! Sei que posso contar com este conceituado canal. Obrigada!
Noêmia
Em relação à promoção de Natal, o Parque D. Pedro Shopping informa que:
Conforme o regulamento da promoção amplamente divulgado, o período para a troca de comprovantes de compra por cupons (cada R$ 150,00 em compras dava direito a 1 cupom para participar do sorteio) foi de 17 de novembro a 27 de dezembro. Ao longo desses 41 dias de promoção, mais de 30 mil clientes foram atendidos e mais de 350 mil cupons foram depositados na urna. Para garantir mais comodidade aos clientes, o Parque D. Pedro Shopping passou a funcionar em horários especiais a partir de dezembro. Nesse período, o horário do estande da promoção também foi estendido. Nos momentos de maior procura, houve reforço do efetivo no balcão de trocas e, até o último dia da promoção, todos os clientes que estavam nas filas foram atendidos. O Shopping ressalta, ainda, que o sistema de cadastro de notas fiscais era totalmente informatizado para garantir a eficácia do atendimento. O sorteio dos dez carros modelo Smart ForTwo foi realizado no dia 28/12/09, aberto a todos os interessados.