Localizada a 244 quilômetros do município de São Paulo, a cidade de Botucatu, reseva algumas particularidades muito especiais. Primeiro o nome, que em tupi significa “tempo bom”, depois pelas lendas que cercam a região e, em terceiro, a beleza da Cuesta (destacada na bandeira da cidade).
As cuestas são formações geológicas muito antigas, presentes no interior paulista, cujo formato característico é de serra, com um lado bastante escarpado e o outro com declive suave. Foram formados por derramamentos sucessivos de basalto que ocorreram a 130 milhões de anos, sobre camadas de rochas areníticas. O arenito Botucatu permitiu, durante milhões de anos, a infiltração e acúmulo de água e a formação do maior reservatório de água subterrânea do mundo: o aquífero Guarani.
Botucatu está localizada bem ao alto da Serra da Cuesta e, com isso, possui clima privilegiado, com belas paisagens naturais, sendo mais de 60 cachoeiras catalogadas e locais que privilegiam os esportes off-road.
“Somos felizes por organizar um rali nesta região. Temos uma excelente opção de trilhas, acompanhadas com paisagens de beleza ímpares. Pilotos e navegadores, poderão matar a saudade da Cuesta e se divertir em nossa competição”, declarou o diretor de prova, Henrique Arena.
Mas, e as lendas? Botucatu é considerada mística, devida à quantidade de lendas que a envolvem. Foi rota de passagem para os Incas, conhecido como Caminho do Peabiru. Outro local é as Três Pedras, elevações rochosas que vistas de longe parecem um gigante deitado (diziam que ali era local de rituais, sendo hoje procurado para retiro espiritual).
E quem não conhece o Saci? Esse clássico personagem do folclore brasileiro encontrou em Botucatu o seu lar. Foi imortalizado pelos moradores, que fazem questão de dizer aos visitantes que já viram um Saci.
“E o rali também quer fazer sua história em Botucatu. Este é o quinto ano consecutivo que realizamos um evento na cidade, atraindo competidores de todas as partes do Brasil. A população terá acesso ao que há de melhor no automobilismo nacional e conhecerá de perto motos, quadriciclos, UTVs, carros e caminhões, que se aventuram por nossas estradas de terra”, encerrou Arena.