Para quem caiu na malha fina e regularizou pendências com o Fisco, consulta estará disponível nesta sexta-feira (24/10) a partir das 10h; pagamento programado para 31 de outubro
Por Sandra Venancio
A Receita Federal abre nesta sexta-feira (24/10), a partir das 10 h, a consulta ao lote de restituição referente à malha fina de fevereiro e a restituições residuais de anos anteriores — um total de 248.894 contribuintes serão beneficiados com R$ 602,96 milhões.
>> Siga o canal do Jornal Local no WhatsApp
Deste montante, R$ 349,31 milhões serão destinados aos contribuintes que possuem prioridade legal no reembolso — como idosos, pessoas com deficiência ou cujos rendimentos obrigaram-no ao magistério.

A distribuição, segundo o órgão, fica assim segmentada:
- 158.775 contribuintes que usaram a declaração pré-preenchida e/ou optaram pela restituição via PIX;
- 36.714 contribuintes entre 60 e 79 anos;
- 10.871 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério;
- 5.040 contribuintes com deficiência física ou mental ou doença grave;
- 6.627 contribuintes com mais de 80 anos.
- 30.867 contribuintes sem prioridade específica;
A consulta poderá ser feita no site da Receita Federal, por meio do “Meu Imposto de Renda”, ou pelo aplicativo para tablets e smartphones.
O crédito está programado para ser realizado em 31 de outubro, na conta bancária ou chave PIX (tipo CPF) informada na declaração.
Caso o contribuinte não apareça no lote, o órgão recomenda que acesse o sistema e-CAC e verifique se há pendências em sua declaração ou, se necessário, faça a retificação e aguarde os próximos lotes.
Se o depósito não for realizado por conta, por exemplo, de conta inativa, o valor ficará disponível para resgate no banco indicado (normalmente Banco do Brasil) por até um ano. Após esse prazo, será necessário requerê-lo via portal e-CAC.




