A Câmara Municipal entra em recesso parlamentar no mês de julho, ou seja, assim como ocorre nas esferas legislativas estadual e federal, a Casa tem as reuniões ordinárias suspensas durante todo o mês – a próxima sessão depois desta da noite de quarta (29 de junho) será realizada na segunda-feira 1º de agosto. No entanto, apesar de não haver sessões, os demais trabalhos dos vereadores e da instituição continuam ocorrendo de maneira normal. Inclusive reuniões solenes, como por exemplo a para entrega da medalha Carlos Gomes, concedida a pessoas que se destacaram na produção ou divulgação de atividades artísticas em Campinas, que anualmente é entregue no dia da fundação do município, 14 de julho.
“A única diferença em relação a anos passados é que neste ano utilizaremos menos o Plenário e o Plenarinho, porque ambos passarão por reformas durante o mês, em momentos alternados para possibilitar que ao menos um deles esteja disponível para atividades. Porém, é preciso sempre desmistificar a ideia que algumas pessoas têm de que vereador e funcionário da Câmara tem férias duas vezes por ano, até porque nosso trabalho não é só nas sessões. O que deixa de ocorrer em julho são as reuniões ordinárias e as audiências públicas, mas os vereadores continuam trabalhando, seja em seus gabinetes ou nos bairros da cidade, assim como os gabinetes em si, os funcionários, todo o Legislativo permanece ativo e atuante”, diz o vereador Rafa Zimbaldi (PP), presidente da Casa.
Ele relembra, inclusive, que se for necessário e seguindo o regimento, sessões extraordinárias também podem ser convocadas no período de recesso. Da mesma forma, apesar de não analisarem e votarem projetos de lei sem sessões regulares, os parlamentares continuam a realizar na Casa outras reuniões – como as já citadas solenes -, a elaborar e a protocolar projetos de lei, requerimentos e indicações, bem como a atender o público e desenvolver ações de gabinete, que incluem o estudo e análise de projetos de lei já existentes ou que pretendem propor.
Todos os processos administrativos – que incluem, entre outros, licitações, compras e possíveis reformas – também continuam sendo realizados sem nenhuma alteração no mês de julho. Os funcionários da Casa também fazem cursos de capacitação que ocorrem neste mês para os quais se inscreveram. Por fim, cabe salientar que, assim como instituiu no ano passado, a Câmara terá ainda programação especial aberta ao público em comemoração ao 242º aniversário de Campinas, que será divulgada em breve.




