Passagem de uma frente fria pela costa do Sudeste criará condições para alto volume de chuvas, temporais, raios e rajadas de vento
A região de Campinas tem previsão de chuva forte entre esta quinta-feira, 16 de janeiro, e domingo, 19 de janeiro. A informação foi divulgada pela Defesa Civil do Estado de São Paulo em boletim meteorológico. A passagem de uma frente fria pela costa da região sudeste resultará em condições para formação de pancadas de chuva forte na região, assim como para temporais, seguidos por raios e intensas rajadas de vento.
De acordo com o boletim, podem ocorrer tempestades e alto volume de chuvas, por isso, é importante ter atenção às áreas mais vulneráveis. Há risco de alagamentos, inundações, deslizamentos, desabamentos e outras ocorrências relacionadas a raios, vento forte e granizo.
O coordenador regional e diretor da Defesa Civil de Campinas, Sidnei Furtado, alerta os moradores da cidade para evitarem passar por áreas alagadas e para se abrigarem durante temporais. “Temos painéis digitais que avisam sobre as áreas de risco para alagamento quando está chovendo. É importante que a população respeite o alerta e evite esses locais”, disse.
“Outra orientação importante é evitar ao máximo ter contato com água de enchente. Essa água pode estar contaminada e transmitir doenças infecciosas. Além disso, ao passar em uma área alagada, nunca se sabe o que pode haver por baixo, e existe a possibilidade de acabar sofrendo um acidente”, destacou Furtado.
Alertas da Defesa Civil
Os moradores também podem se cadastrar para receber os alertas da Defesa Civil. Basta enviar uma mensagem com o CEP do local para o número 40199. Os avisos são disparados nos aparelhos celulares registrados no programa.
A Defesa Civil do Estado de São Paulo também lançou uma ferramenta para emissão de alertas sonoros de emergência, em tempo real, em caso de eventos severos ou extremos, para todos os celulares do Estado de São Paulo conectados a uma antena de telefonia móvel com tecnologia 4G ou 5G. Não há necessidade de cadastro prévio: uma mensagem pop up aparece na tela do celular. Após 10 segundos, pode-se usar novamente o aparelho.
Serviço
Caso sua casa seja afetada pela chuva ou inundação, é possível solicitar uma vistoria da Defesa Civil pelo telefone 199. O telefone também pode ser contatado se você e sua família ficarem desabrigados ou não conseguirem acesso à água sanitária. Se tiver uma emergência, ligue para o 193 do Corpo de Bombeiros.
Ligue 199 para alagamento, inundações e quedas de árvores;
Ligue 118 para emergências de trânsito;
Ligue 193 para situação de emergência.
Ligue 156 para solicitar vistoria para poda e/ou extração de árvores