Projeto de lei do vereador Arnaldo Salvetti (MDB) prevê realização do evento no Jockey Club; protetores de animais prometem reação
Por Sandra Venancio – Foto Camara Municipal de Campinas
Após decisão liminar do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP), publicada no início deste mês, que suspendeu o artigo do Estatuto de Proteção Animal de Campinas que proibia o uso de animais em espetáculos, o vereador Arnaldo Salvetti (MDB) afirmou que a cidade poderá voltar a receber um rodeio em 2026. O local cogitado é a área do Jockey Club, patrimônio tombado do Município.
>> Siga o canal do Jornal Local no WhatsApp
Salvetti, autor de um projeto de lei em tramitação na Câmara para liberar rodeios na cidade, tem atuado como interlocutor de empresários do setor.
Em nota, a Prefeitura informou que o processo judicial que derrubou a proibição ainda está em análise pela Procuradoria Municipal, sem detalhar se haverá recurso. Sobre a realização de um rodeio no Jockey, esclareceu que qualquer evento dependerá de pedido de alvará — o que até o momento não ocorreu.
O tema já foi alvo de forte embate em Campinas. Em 2023, uma Comissão Especial de Estudos (CEE) da Câmara, liderada por Salvetti, promoveu audiências para discutir feiras agropecuárias, provas equestres, exposições, leilões e rodeios. As reuniões ficaram marcadas por discussões acaloradas entre representantes de cavaleiros e do setor agropecuário e ativistas da causa animal e ambientalistas, que se posicionaram contra a volta dos rodeios.