18.9 C
Campinas
sábado, outubro 18, 2025
spot_img

Rodeio pode voltar a Campinas em 2026 após decisão judicial suspender veto

Data:

Projeto de lei do vereador Arnaldo Salvetti (MDB) prevê realização do evento no Jockey Club; protetores de animais prometem reação

Por Sandra Venancio – Foto Camara Municipal de Campinas

Após decisão liminar do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP), publicada no início deste mês, que suspendeu o artigo do Estatuto de Proteção Animal de Campinas que proibia o uso de animais em espetáculos, o vereador Arnaldo Salvetti (MDB) afirmou que a cidade poderá voltar a receber um rodeio em 2026. O local cogitado é a área do Jockey Club, patrimônio tombado do Município.

>> Siga o canal do Jornal Local no WhatsApp

Salvetti, autor de um projeto de lei em tramitação na Câmara para liberar rodeios na cidade, tem atuado como interlocutor de empresários do setor.

Em nota, a Prefeitura informou que o processo judicial que derrubou a proibição ainda está em análise pela Procuradoria Municipal, sem detalhar se haverá recurso. Sobre a realização de um rodeio no Jockey, esclareceu que qualquer evento dependerá de pedido de alvará — o que até o momento não ocorreu.

O tema já foi alvo de forte embate em Campinas. Em 2023, uma Comissão Especial de Estudos (CEE) da Câmara, liderada por Salvetti, promoveu audiências para discutir feiras agropecuárias, provas equestres, exposições, leilões e rodeios. As reuniões ficaram marcadas por discussões acaloradas entre representantes de cavaleiros e do setor agropecuário e ativistas da causa animal e ambientalistas, que se posicionaram contra a volta dos rodeios.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe esse Artigo:

spot_img

Últimas Notícias

Artigos Relacionados
Relacionados

Programa Recâmbio promove 192 viagens de retorno para pessoas em situação de rua em Campinas

Iniciativa da Prefeitura ajuda cidadãos a reencontrar familiares e...

Baep de Campinas prende dois homens procurados por corrupção passiva em Jundiaí

Prisões ocorreram em operações distintas nos bairros Morada das...

Vias no distrito do Ouro Verde terão bloqueios viários para obras de rede de gás; saiba quais são:

As interdições serão na Vila Aeroporto e no DIC...

Três vias do Jardim Guanabara terão sentido único a partir desta quinta-feira, 16 de outubro

Nova circulação será implementada para ampliar a segurança na...
Jornal Local
Política de Privacidade

A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) já está em vigor no Brasil. Além de definir regras e deveres para quem usa dados pessoais, a LGPD também provê novos direitos para você, titular de dados pessoais.

O Blog Jornalocal tem o compromisso com a transparência, a privacidade e a segurança dos dados de seus clientes durante todo o processo de interação com nosso site.

Os dados cadastrais dos clientes não são divulgados para terceiros, exceto quando necessários para o processo de entrega, para cobrança ou participação em promoções solicitadas pelos clientes. Seus dados pessoais são peça fundamental para que o pedido chegue em segurança na sua casa, de acordo com o prazo de entrega estipulado.

O Blog Jornalocal usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Confira nossa política de privacidade: https://jornalocal.com.br/termos/#privacidade