A Guarda Municipal Ambiental de Campinas foi solicitada na sexta-feira (27), para o resgate de uma família de saguis eletrocutados em fio de alta tensão, em Sousas. De acordo com a Comandante Ambiental Elisangela, a guarnição resgatou os animais e os conduziu até um médico veterinário, que aguardava para dar os primeiros socorros.
Segundo ela, um sagui fêmea estava falecida quando o veterinário atendeu, porém esta não seria a mãe, já que não apresentava leite. O que restou foi apenas o sagui macho, que sofreu convulsão com dois filhotes nas costas.
Elisangela afirmou que o sagui macho recebeu tratamento, saiu do coma e logo voltará para a natureza. Disse também, que durante o final de semana, localizaram a mãe sagui. “Fomos até o local e insistimos durante três horas até que para nossa total satisfação, ela apareceu e resgatou seus filhotes”, contou a Comandante Ambiental.
O resgate envolveu três equipes, a Guarda Municipal Ambiental de Campinas, a Central de Comunicação (CECOM) e uma equipe de veterinário. Para entrar em contato com a central de atendimento da Guarda Municipal Ambiental, basta ligar para 153.