O prefeito Jonas Donizette sancionou nesta quarta-feira, dia 17 de julho, lei de autoria do vereador Gustavo Petta (PCdoB) que dispõe sobre o acesso gratuito de crianças de até 12 anos em eventos esportivos realizados em ginásios públicos e nos estádios de Campinas. A sanção foi publicada nesta quinta no Diário Oficial do Município.
O Executivo tem o prazo de 90 dias para regulamentar a lei. Assim que entrar em vigor, a lei nº 14.649/13 irá beneficiar milhares de crianças, que poderão assistir sem o ônus do ingresso a quaisquer eventos esportivos nos referidos locais, desde que estejam acompanhadas de responsável maior de idade e munidas de carteira de identidade.
Petta diz que esta lei municipal cumpre o determinado pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA): “O artigo 4° diz que o poder público deve assegurar o direito da criança e do adolescente ao esporte. Logo, o acesso a eventos esportivos está incluído neste direito, pois contribui para a valorização do lazer, do esporte e da inclusão social, uma vez que os ingressos apresentam preços proibitivos para algumas famílias”.
O projeto de lei contou com o apoio das diretorias do Guarani Futebol Clube e da Associação Atlética Ponte Preta, que agora veem positivamente a sanção do prefeito. “Ao favorecer a presença de crianças para os estádios, a lei irá ajudar os clubes da cidade a formar novos torcedores, além de trazer de volta as famílias”, acredita o presidente da Ponte, Márcio Eduardo Della Volpe.





