27.9 C
Campinas
quinta-feira, setembro 19, 2024

Secretaria de Saúde registra mais seis mortes por dengue e total chega a 60

Data:

A Secretaria de Saúde de Campinas confirmou na tarde desta sexta-feira, 23 de agosto, mais seis mortes por dengue na cidade. Com isso, o total chega a 60 neste ano.

Os novos registros de mortes ocorreram entre 28 de março e 5 de junho.

A Pasta lamenta e se solidariza com as famílias. O desfecho óbito depende de fatores como procura precoce por atendimento, manejo clínico adequado e fatores individuais do paciente, como possíveis doenças preexistentes. Não há relação direta com a oscilação de casos, embora o Município tenha registrado redução da transmissão da doença a partir da segunda quinzena de maio, por conta de baixas temperaturas, e estabilidade desde julho.

Assim como em todas as situações de casos registrados, medidas preconizadas foram desencadeadas nas regiões onde residiam as pessoas que morreram: controle de criadouros, busca ativa de pessoas sintomáticas e nebulização para combater o mosquito Aedes aegypti, vetor da doença. A Secretaria de Saúde confirmou 118.087 casos de dengue no período entre 1º de janeiro e segunda-feira, 19 de agosto.


Perfil dos óbitos
 

  • Sexo masculino, 31 anos, com comorbidades. Atendido na rede pública e morador da área de abrangência do CS Lisa. Ele teve início dos sintomas em 12 de março e o óbito ocorreu no dia 28 do mesmo mês.
  • ⁠Sexo masculino, 84 anos, com comorbidades. Atendido na rede pública e morador da área de abrangência do CS Lisa. Ele teve início dos sintomas em 27 de março e o óbito ocorreu em 15 de abril.
  • ⁠Sexo masculino, 91 anos, com comorbidades. Atendido na rede privada e morador da área de abrangência do CS Figueira. Ele teve início dos sintomas em 19 de maio e o óbito ocorreu no dia 31 do mesmo mês.
  • Sexo masculino, 78 anos, com comorbidades. Atendido na rede privada e morador da área de abrangência do CS Boa Vista. Ele teve início dos sintomas em 28 de abril e o óbito ocorreu em 4 de maio.
  • ⁠Sexo masculino, 4 meses, com comorbidades. Atendido na rede pública e morador da área de abrangência do CS Anchieta. Ele teve início dos sintomas em 2 de junho e o óbito ocorreu no dia 5 do mesmo mês.
  • ⁠Sexo feminino, 78 anos, com comorbidades. Atendida na rede privada e moradora da área de abrangência do CS Aurélia. Ela teve início dos sintomas em 23 de maio e o óbito ocorreu em 1º de junho.

Situação atual

A Secretaria de Saúde reitera o alerta feito desde 2023 com objetivo de sensibilizar a população para tentar reduzir casos e óbitos: a melhor forma de prevenção contra a dengue é eliminar qualquer acúmulo de água que possa servir de criadouro, principalmente em latas, pneus, pratos de plantas, lajes e calhas. É importante, ainda, vedar a caixa d’água e manter fechados vasos sanitários inutilizados. Os cuidados devem ser mantidos no inverno.

“Os ovos dos mosquitos podem resistir por meses no ambiente, reforçando a importância do descarte adequado de todo material em desuso que possa conter ovos e acumular água. Separe dez minutinhos por semana, isso faz toda a diferença”, ressaltou o coordenador do Programa de Arboviroses de Campinas, Fausto de Almeida Marinho Neto.

O Município declarou fim do estado de emergência para dengue em 14 de junho, mas ainda registra número elevado de casos para o período. Com isso, as medidas de prevenção e combate à dengue devem ser contínuas e realizadas o ano todo pela população, inclusive durante o inverno. O pico de transmissão da dengue neste ano foi entre os dias 7 e 13 de abril.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe esse Artigo:

spot_imgspot_img

Últimas Notícias

Artigos Relacionados
Relacionados

Transporte Público: linha 240 será reforçada e terá novos horários, a partir de quinta, 19/09

A linha 240 (Jardim Garcia/Shopping Dom Pedro) terá reforço na frota e novos...

CPAT faz seleção para 180 vagas de emprego em novos restaurantes nesta terça, 17

O Centro Público de Apoio ao Trabalhador de Campinas...

Mais um dia de combate ao fogo em Sousas e Joaquim Egídio pelos Bombeiros

A Prefeitura de Campinas apoiou o Corpo de Bombeiros...

Secretaria de Saúde confirma mais seis mortes por dengue e total chega a 71

A Secretaria de Saúde de Campinas confirmou na tarde...
Open chat
Quer anunciar ligue (19) 99318-9811
Redação (19) 99253-6363