33.9 C
Campinas
sexta-feira, setembro 20, 2024

Sófocles ganha versão popular

Data:

sofocles-popular-estacao-cultura-campinasUma versão popular do clássico de Sófocles será apresentada na Sala dos Toninhos, na Estação Cultura de Campinas, neste sábado, 29 de outubro, às 19h. O espetáculo “Antígonas”, protagonizado pela Cia. Fábrica São Paulo, com direção de Mário Santana, foi contemplado pelo Prêmio Zé Renato de Teatro, da Prefeitura Municipal de São Paulo. A entrada é gratuita.

De modo acessível, mas sem perder a força da história, esta tragédia escrita em 440 A.C. ganha uma nova roupagem e a relação com o tempo atual torna-se inevitável. A intolerância de Creonte e a transgressão de Antígona colocam esta peça como a mais atual entre todas as peças gregas.

A encenação nasce de uma proposta cenográfica da Cia. Fábrica São Paulo. Uma carretinha baú, utilizada no próprio transporte dos materiais de cena, desdobra-se numa estrutura de seis palcos que somados a três plataformas móveis elevam o elenco do chão, possibilitando visibilidade e dinamismo na execução das cenas e das músicas, tocadas e cantadas ao vivo pelos próprios atores. A dramaturgia elaborada por Calixto de Inhamuns propõe aos atores atuarem ora narradores, ora personagens que povoam a tragédia de Sófocles e, numa linguagem acessível, traz o teatro épico e o dramático para a cena, numa harmoniosa combinação.

Elenco

A Cia. Fábrica São Paulo, fundada no final dos anos 1980, manteve sua sede de trabalho num antigo edifício no bairro da Penha – o Cine São Geraldo até 1992. A partir de 1990 produz espetáculos em formato de arena, apresentados em praças e espaços alternativos, atingindo uma média de 200 apresentações e 35 mil pessoas por ano, como O Arquiteto e o Imperador da Assíria, de Fernando Arrabal; Em Alto Mar, de Slawomir Mrozec e Macbeth, de William Shakespeare.

No fim da década de 90, o elenco convida o inglês Robert McCrea para a direção de dois projetos: a estreia de A Falecida, de Nelson Rodrigues, no Festival de Cantebury, Inglaterra, e a segunda montagem de Macbeth. Em 2002, o grupo é contemplada pela primeira vez pelo Programa Municipal de Fomento ao Teatro para a Cidade de São Paulo e inaugura, em fevereiro de 2004, o Teatro Fábrica. Em 2009, após ser contemplada pela quarta vez pelo Programa Municipal de Fomento ao Teatro para a Cidade de São Paulo, estreia O Outro Pé da Sereia na unidade do SESC Paulista e publica o livro Memórias de Outro Mar – Pesquisa Artística da Cia. de Teatro Fábrica São Paulo.

Atualmente, circula com os espetáculos Antígonas e A Confecção da Queda (Prêmio Procultura de Estímulo ao Circo, Dança e Teatro 2010/MINC).

Ficha técnica

Dramaturgia: Calixto de Inhamuns

Direção: Mário Santana

Elenco: Amanda Moreira, Lina Agifu, Roberto Rosa, Rodolfo Groppo

Direção Musical: Marcelo Onofri

Ritmos e Preparação Musical: Chico Santana

Figurino: Cássio Brasil

Concepção Cenográfica: Cia. Fábrica São Paulo

Projeto Carretinha/Palco: Roberto Rosa e João Donda

Cenotécnico: João Donda

Fotos e vídeos: Gustavo de Gaspari

Peça “Antígonas”

Quando: 29 de outubro (sábado)

Horário: 19h

Onde: Sala dos Toninhos na Estação Cultura (Praça Marechal Floriano Peixoto, s/n)

Estacionamento gratuito na rua Francisco Teodoro, 1050, Vila Industrial.

Faixa etária: Livre

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe esse Artigo:

spot_imgspot_img

Últimas Notícias

Artigos Relacionados
Relacionados

Clássico “A Cigarra e a Formiga” está de volta ao Teatro Carlito Maia

O clássico infantil "A Cigarra e a Formiga" volta...

Espaço Cultural Maria Monteiro recebe musical infantil Dom Rabito

O Espaço Cultural Maria Monteiro, que fica na Vila...

Sia Santa fará oito apresentações de musical infantil em quatro locais da cidade

A Companhia de Teatro Sia Santa fará oito apresentações...

Prefeitura de Campinas recebe recursos de 7 bilhões da Lei Aldir Blanc

A Prefeitura de Campinas recebeu do governo federal os recursos...
Open chat
Quer anunciar ligue (19) 99318-9811
Redação (19) 99253-6363