O público paulinense tem mais um concerto gratuito no Theatro Municipal de Paulínia, no domingo 4 de Setembro, às 18 horas, em continuidade à série “Solistas de Paulínia” do projeto Concertos Paulínia 2011.
Desta vez, porém, os Solistas de Paulínia, grupo em residência do projeto, estarão na plateia. Cedem lugar, no palco, para a Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto, sob regência do maestro Cláudio Cruz.
A Sinfônica de Ribeirão Preto há 73 anos conta uma história de devoção e amor à música. Fundada em 1938, é a segunda orquestra mais antiga do Brasil em atividade ininterrupta, e continua desenvolvendo importantes projetos para difundem da música erudita, não apenas em Ribeirão Preto mas em todo o País.
Hoje tendo como regente titular o maestro Cláudio Cruz, a Sinfônica de Ribeirão Preto volta a se apresentar em Paulínia trazendo no programa obras de Carlos Gomes (1836-1896), compositor que é um dos orgulhos de toda a região de Campinas.
Carlos Gomes será lembrado com a apresentação das aberturas de duas de suas óperas (ele escreveu dez!): “Fosca” e “Maria Tudor”, escritas em Milão, Itália, respectivamente em 1873 e 1879.
Na segunda parte do programa, uma das mais conhecidas e clamadas obras do repertório sinfônico: a “Sinfonia Nº 6 em si menor Op. 74”, que todos conhecem como como “Patética”. Obra escrita em 1893, a Sexta Sinfonia foi a ultima obra dirigida pelo compositor dirigiu – na estreia em São Petersburgo –, poucos dias antes da sua morte. O próprio Tchaikovsky a apelidou Pathétique”, indicando que era música para ser ouvida “com o coração”, uma música que pretendia desencadear emoções fortes.
“As apresentações dos Solistas de Paulínia são de longe a com o maior público de toda a série de concertos. Elas são gratuitas, acontecem no teatro e por serem sempre realizadas aos domingos, nos finais de tarde, representam uma oportunidade única para popularizar a música clássica, proporcionar o acesso a cultura e lazer para a população. Sempre foi o objetivo do meu governo popularizar o acesso a cultura. E estes concertos gratuitos vão de encontro a esse objetivo” diz o Prefeito Municipal de Paulínia José Pavan Junior.
Solistas de Paulínia
Data:





